No final dos anos 80, o jornalista sensacionalista Geraldo Rivera desceu até os degraus mais baixos da escada jornalística por meio de um programa de duas horas no horário nobre na NBC, intitulado Devil Worship: Exposing Satan’s Underground.
Uma loucura com todos os tipos de supostas devassidões conduzidas pelo diabo, Geraldo começou a apontar o dedo para letras de canções de heavy metal, performances teatrais e capas de álbuns; de acordo com o comunicador, tudo era prova de uma onda crescente de loucura infernal no seio da juventude norte-americana.
Álbuns clássicos como The Number of the Beast, do Iron Maiden, foram minuciosamente criticados pelos chamados especialistas que alegavam experiência em áreas como possessão demoníaca e a subversão diabólica escondida em programas aparentemente inofensivos da cultura pop como os desenhos animados He-Man e Smurfs.
Transmitindo via satélite, Ozzy Osbourne, sempre a voz da razão, simplesmente minimizou toda a confusão como nada mais do que um espetáculo para audiência e vendas de álbuns. King Diamond, que completou com sua estranha pintura facial e um sorriso que só pode ser descrito como diabólico, não se esquivou de professar abertamente sua lealdade ao satanismo, mas também afirmou que “as pessoas são inteligentes demais para serem influenciadas por assistir uma banda ou ouvir um álbum”.
É difícil dizer se sua aparição naquela noite seduziu os espectadores a prometerem suas almas ao Diabo, mas de qualquer forma, foi essencialmente divertido.
Apesar da alta audiência, o especial acabou sendo um fracasso financeiro, já que os anunciantes não queriam atrelar sua marca a esse desastre sensacionalista.
Em retrospecto, quase todo o especial foi desmascarado, fazendo com que a representação de Geraldo parecesse apenas um péssimo roteiro de filme lado B, com uma trama composta por algum diabo de quinta categoria.
No entanto, serve, claro, como um lembrete de como o sensacionalismo e a propagação do medo podem vender as histórias mais loucas, mesmo quando estão longe da verdade.
Assista o Devil Worship: Exposing Satan’s Underground logo abaixo: