Em 2015, com a ida de Kiko Loureiro para o Megadeth, o guitarrista Marcelo Barbosa (ex-Almah) assumiu, ao lado de Rafael Bittencourt, as seis cordas no Angra. Com o grupo, Barbosa já gravou dois trabalhos de estúdio: Ømni (2018) e Cycles of Pain (2023).
Recentemente, Bittencourt, em entrevista ao site Blabbermouth, foi questionado como é trabalhar com Kiko e Marcelo. O músico respondeu que Kiko é mais sério e obcecado pelo trabalho; já Marcelo tem uma personalidade mais leve e calma.
“Os dois são grandes amigos meus! São ótimas pessoas e profissionais. Acho que o Kiko é um pouco mais sério, na maioria das vezes, além de ser focado e obcecado pelo trabalho, o que é muito bom. A presença do Marcelo é mais leve, ele está sempre de bem e calmo, além disso, ele é cheio de energia para fazer as coisas de diferentes formas.
Marcelo é o tipo de pessoa que quer todos felizes! Se Fábio está preocupado com alguma coisa, não entendemos porque ele é italiano, Marcelo é quem vai chegar até a gente e dizer: ‘o Fábio quer falar, ele não consegue se expressar, então é melhor um de nós ir lá tentar ajudar’. Acho que as personalidades fazem uma grande diferença.
Em termos de guitarra, eles são bastante parecidos. Eles são influenciados por músicos de fusion como Allan Holdsworth e Greg Howe. Ambos amam coisas técnicas e tocam muito com as duas mãos.
Em termos de estilo, eles são muito parecido, também! No entanto, Kiko tem mais influências da música brasileira, e eu não vejo muito isso no Marcelo; ele é mais parecido com o guitarrista de rock e fusion”.
Angra
Cycles of Pain é o sucessor de Ømni, de 2018, e conta com a participação do cantor Lenine na música em português Vida Seca. As cantoras Amanda Somerville (Avantasia, Kiske/Somerville) e Vanessa Moreno também participam do novo trabalho da banda.
O álbum foi mixado e masterizado por Dennis Ward (Helloween, Magnum, Firewind) e a arte da capa fora idealizada pelo ilustrador Erick Pasqua.
Cycles Of Pain estará disponível nos seguintes formatos:
– CD
– CD digipak
– Vinil colorido (vermelho/amarelo, branco/amarelo, entre outras cores)
– Digital
Track listing de Cycles Of Pain:
“Cyclus Doloris”
“Ride Into The Storm”
“Dead Man On Display”
“Tide Of Changes – Part I”
“Tide Of Changes – Part II”
“Vida Seca”
“Gods Of The World”
“Cycles Of Pain”
“Faithless Sanctuary”
“Here In The Now”
“Generation Warriors”
“Tears Of Blood”