O compositor Desmond Child acredita que a música Dude (Looks Like a Lady), sucesso de 1987 do Aerosmith escrito por ele, Steven Tyler e Joe Perry, pode ser visto como um dos primeiros hinos trans.
A história por trás da música, que começou ancorada em uma letra de Steven Tyler que dizia “Cruisin’ for a lady”, foi inspirada na visão de Vince Neil, vocalista do Mötley Crüe, à espreita na Sunset Strip.
“Definitivamente há alguma verdade nessa história”, disse Joe Perry à Classic Rock em 2016. “Eu sei que Steven viu o Mötley Crüe e essa letra surgiu depois. Steven usou isso como ponto de partida. Não foi a inspiração total para a música, mas definitivamente mudou a letra”.
Na mesma entrevista, Perry admitiu que o Aerosmith estava inicialmente relutante em trabalhar com Child – “Nós lutamos até o fim, mas assim que conhecemos Desmond funcionou” – e Desmond Child agora compartilha sua opinião sobre o clássico do Aerosmith em uma nova entrevista ao The Guardian.
“Quando Steven Tyler canta ‘Nunca julgue um livro pela capa ou quem você vai amar pelo seu amante’, estava abrindo a mente das pessoas, porque era uma época muito conservadora”, diz Child. “E hoje em dia, eles estão estimulando as pessoas a pensar que de alguma forma as pessoas trans estão perseguindo seus filhos. É um bicho-papão, como acontece com o antissemitismo. Eles implantam isso na mente. Não é lógico, mas gera ódio. E então as pessoas encontram o candidato que odeia tudo e votam nele”.
Child diz que, como gay, raramente sentiu homofobia por parte de artistas de hard rock.
“Enquanto eles estavam em suas reuniões de AA ou algo assim, eu estava conversando com suas esposas e quando eles voltavam eu já tinha pendurado seus quadros e reorganizado seus móveis”, ele conta. “É como o eunuco do palácio. Eu não era uma ameaça para o rei”.