O Metallica retornou às raízes thrash metal nos seus dois últimos álbuns de estúdio, Hardwired… To Self Destruct (2016) e 72 Seasons (2023), ambos sem nenhuma balada presente no repertório.
O que torna tudo ainda mais interessante é que o baixista Robert Trujillo revelou no início deste ano que – pelo menos para ele – o processo criativo de 72 Seasons começou quando ele foi incumbido pelo baterista Lars Ulrich de criar uma versão acústica de The Day That Never Comes, faixa do disco Death Magnetic.
“Não sei se o decepcionei ou se não consegui, mas basicamente, esse dia nunca chegou porque criei uma peça original que não tinha nada a ver com uma versão acústica de The Day That Never Comes”, Trujillo admitiu em entrevista publicada no site oficial do Metallica. “A propósito, essa peça original não está no álbum, então não procure por ela”.
Falando à Metal Hammer seis meses após o lançamento do disco, Trujillo foi questionado se The Day That Never Comes é efetivamente a última balada do Metallica – e se algum dia ouviremos sua versão acústica.
“Este é um bom ponto! No que diz respeito a The Day That Never Comes, é uma música tão clássica e tem muito potencial como música acústica, então acho que é algo que faremos em algum momento, talvez até como parte de um show acústico ou como parte do All Within My Hands [instituição de caridade sem fins lucrativos do Metallica]”, ele explicou.
O baixista também abordou a falta de baladas em 72 Seasons. “Havia muitas ideias que não foram incluídas no lote final de músicas de 72 Seasons”, admitiu Robert. “Tenho certeza de que havia uma ideia de que deveríamos ter uma música mais lenta ou balada, parecia que estávamos prontos. Definitivamente, havia ideias para músicas que se enquadravam na categoria de baladas”.
“Eu estava mais interessado no metal, que é basicamente o que buscamos como equipe, então eventualmente foi como ‘nós temos todas essas músicas, mas nenhuma é uma balada’. A dinâmica do que temos neste álbum é uma afirmação por si só, mas em algum momento haverá uma balada”, ele completou.
O Metallica está pronto para encerrar a etapa norte-americana de 2023 de sua bem-sucedida M72 World Tour, que já tem datas marcadas a partir de maio de 2024 na Europa e nos EUA.