Apesar do acesso à informação nos dias atuais ser incrivelmente maior do que outrora, muitas pessoas ainda navegam nos mesmos mares e pouco se atrevem fora de sua zona de conforto. No território musical a mesma premissa ganha vida, e muitas pessoas acabam curtindo e citando as mesmas bandas, sendo que no mercado há inúmeras outras que valem a atenção do público.
No caso do heavy metal brasileiro tal esquema marca presença, com isso as mesmas bandas são sempre citadas e ou ouvidas pelo público, no entanto, o som pesado tupiniquim tem muito mais a oferecer, além do habitual. A revista britânica Metal Hammer enumerou as 10 melhores bandas do metal brazuca, portanto, pode aumentar o volume porque o som é dos bons.
1 – Holocausto
O álbum de estreia Campo De Extermino, lançado em 1987, explorou com firmeza o horror doentio dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O Holocausto é a banda de metal mais controversa do Brasil. Mas se você gosta de thrash metal sujo e violento no estilo Slayer, Possessed e Kreator, a galera de Belo Horizonte é a pedida certa.
2 – Torture Squad
Esteio da cena thrash do país, o grupo paulistano Torture Squad vem fazendo barulho em alta velocidade desde 1990 e tem feito mais do que a maioria de seus compatriotas para entrar no cenário internacional. O álbum The Unholy Spell, de 2001, por exemplo, é um destaque particular de um catálogo cruel e intransigente.
3 – Hibria
A cena metal brasileira pode parecer dominada por bandas extremas, mas a mistura imperiosa da velha guarda do som pesado e a agressividade do speed metal rendeu ao Hibria uma base de fãs internacional considerável, principalmente no Japão. Confira o glorioso álbum ao vivo do Blinded By Tokyo para ouvir o quinteto de Porto Alegre em ação.
4 – Chakal
Chakal permanece bastante desconhecido fora do Brasil, mas poderia facilmente ter seguido os passos do Sepultura. O álbum Abominable Anno Domini, de 1987, é um exemplo da excelência musical do grupo. Vale ressaltar que o vocalista da banda, Vladimir Korg, escreveu a letra de To The Wall, do Sepultura – faixa presente em Schizophrenia, de 1987.
5 – Rebaelliun
Outra banda de Porto Alegre, Rebaelliun deu uma enorme contribuição para a reputação do death metal brasileiro, apesar de ter desaparecido por mais de uma década entre o segundo álbum Annihilation e o feroz Hell’s Decrees. Para os fãs de death metal direto e sem firulas, é a pedida certeira para infernizar os vizinhos.
6 – Angra
Simplesmente uma das bandas de power metal progressivo mais celebradas do planeta, o Angra faz um som virtuoso e possui um catálogo forte, amparado por discos como Angels Cry (1993) e Holy Land (1996). Além do Brasil, o grupo concentra um grande público no Japão, França e Espanha.
7 – Krisiun
Reis indiscutíveis do death metal brasileiro, Krisiun são conhecidos pela impiedade e selvageria musical, pelo virtuosismo e pelo fato de ser composto por três irmãos. Após um quarto de século de carreira, eles estão ainda mais pesados e rápidos, diferente de algumas bandas de death metal que pisaram no freio e amansaram o som. Krisiun segue impiedoso!
8 – Sarcófago
Diretamente inspirados por Celtic Frost e Slayer, Sarcófago fora o primeiro representante do florescente movimento black metal quando lançou seu seminal I.N.R.I. – em 1987. Horrivelmente cru e caótico, mas absolutamente emocionante, o disco continua sendo uma das grandes referências ao metal underground e foi uma grande influência à cena norueguesa do final dos anos 80 e início dos anos 90. Nada mais sombrio, nada mais incrível!
9 – Ratos De Porão/R.D.P
Mestres do crossover e politicamente turbinado, Ratos de Porão é a pedra no sapato dos cidadãos de bem desde 1981, além disso, o som dos caras é rotineiramente citado como uma influência significativa à cena thrash que irrompeu no Brasil em meados dos anos 80. Álbuns como Brasil (1989) e Anarkophobia (1991) oferecem alguns dos maiores hinos do som pesado na América do Sul.
10 – Sepultura
Do thrash pioneiro de Schizophrenia e Beneath The Remains aos inovadores experimentos de groove metal presentes em Chaos A.D. e Roots, o quarteto hasteou a bandeira do metal brasileiro com mais classe e poder do que qualquer outro grupo. É, sem dúvida, a maior prata da casa.
Poderiam ter colocado o Executar tbm!
Excelente lista, apezar que deveria ser muito maior, para citar algumas que faltaram,
KORZUS, VULCANO, DORSAL ATLANTICA entre outras.
O Sepultura é “hors-concours”. As que eu mais gosto não estão na lista: Taurus e Antítese.