O best-seller Rita Lee: uma autobiografia, que transformou a maneira de os artistas contarem a própria história e se tornou um dos maiores sucessos editoriais do país, ganha edição de luxo pela Globo Livros.
Essa homenagem para Rita tem a cara — e as ideias — dela: o projeto, iniciado em 2020, teve a nova capa pensada por Rita e Guilherme Samora, o Phantom, responsável também pelas fotos de ficha policial, as quais Rita sugeriu que ocupassem a capa e a quarta capa.
“Em 2020, Rita e eu começamos a pensar nesta edição de luxo de sua primeira autobiografia. A gente planejava lançá-la no ano seguinte. Entretanto, ela decidiu focar a criação de um novo livro infantil (Dr. Alex e Vovó Ritinha: uma aventura no espaço), e o lançamento dessa edição especial acabou ficando para depois.
Apesar disso, a maior parte das ideias aqui presentes surgiram de papos com Rita. A capa dura com a brincadeira das duas imagens semelhantes àquelas usadas em fichas policiais foi sugestão dela.
Assim como o tom metálico nas letras e o fitilho, que serve como marcador de página. Outra ideia que surgiu quando discutimos o projeto foi um caderno de fotos extra.
Na edição padrão, algumas das imagens escolhidas por nós ficaram de fora. Desta vez, decidimos manter os quatro cadernos anteriores e adicionar mais um. Uma espécie de bônus — todas essas fotos com legendas escritas por Rita (prontas desde 2016).
E temos mais algumas surpresinhas por aí. Esta edição, além de uma homenagem à nossa padroeira-gênia-deusa-fada-roqueira-escritora-guru, é uma forma de celebrar os fãs e a todos aqueles que embarcaram e embarcarão nesta viagem. Rita pra sempre”, contou Phantom neste livro de luxo.
Na edição padrão (2016), devido à falta de espaço, algumas das imagens escolhidas por Rita ficaram de fora. Desta vez, além dos quatro cadernos de fotos, um novo foi adicionado. É um bônus, com 37 fotos e muitas inéditas, como aquela em que Rita aparece ajudando a derrubar o muro de Berlim.
Outras curiosidades da nova edição:
– A capa é dura, com o nome de Rita em cobre metálico;
– As folhas de guarda são especiais, com uma foto inédita de Rita de bobo da corte;
– A lateral terá pintura tie-dye, um pedido de Rita;
– Há um fitilho marcador de página laranja, cor que lembra a capa da edição padrão;
– A primeira tiragem virá com dois minipôsteres.