Black Sabbath: Atividade paranormal e filmes de terror inspiraram a primeira música de heavy metal

Até mesmo para os dias atuais, a faixa que abre o primeiro álbum do Black Sabbath, que é homônima à banda, soa assustadora. A introdução embalada por sons de chuva, vento, trovões, sinos e o riff cortante de Tony Iommi, que vem amparado por um trítono, ou seja, a temida nota do Diabo, causa calafrios e gela a perna de qualquer pessoa.

Talvez Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) não tivessem a ideia completa da marca permanente que estavam dando à música contemporânea, mas o quarteto apocalíptico edificou a trilha sonora perfeita para o planeta infernal o qual vivemos.

Tudo em torno da canção é especialmente sinistro e aterrorizante! Aquele papo de musiquinha hippie, turminha sentada em volta da fogueira tocando violão para contemplar o céu e as estrelas, não colava para os músicos. A realidade deles era bem diferente; na verdade, para quem tinha o mínimo de sagacidade e astúcia, sacava que o mundo estava em colapso – e está até os dias de hoje, diga-se – e não adiantava forjar uma realidade desconforme.

Imbuído pela bem sacada pegada: se está no inferno, então é melhor sentar, relaxar, tomar umas biritas com o Tinhoso e tirar um sarro de todo o caos, os meninos do Sabbath criaram suas músicas e, consequentemente, o heavy metal.

A citada faixa de abertura do primeiro disco do Sabbath é tão extraordinária que até o Couro Grosso resolveu dar uma ajudinha ao letrista do grupo, Geezer Butler. É importante ressaltar que, na época, o músico lia muitos livros sobre espiritismo e magia negra.

Em certa noite, Butler acordou repentinamente e havia uma figura, um espectro negro, na ponta de sua cama. O susto serviu, pelo menos, como influência para os versos da canção. Apesar de ter jogado os livros de magia negra fora, depois de tal episódio, Geezer, que também foi bastante influenciado por filmes como O Exorcista, pegou o traquejo da coisa toda e criou, ao longo dos anos, algumas das mais interessantes letras do heavy metal.

Para relembrar, curtir e, claro, assustar os vizinhos, acesse o tocador abaixo para ouvir o hino Black Sabbath:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)