Seja no cinema, música ou qualquer outra forma cultural e de entretenimento, a década de 1980 foi uma época marcante e deveras interessante, pois o som pesado continuou a evoluir de forma vertiginosa, com novas bandas de rock n’ roll e heavy metal levando as coisas para novas e criativas direções – via Loudwire.
A badalada e glamourosa Sunset Strip, em Los Angeles, por exemplo, foi o berço de algumas das bandas que subiram ao concorrido mainstream; já na bay area, em São Francisco, foi onde o thrash metal made in EUA nasceu, cresceu e se tornou um pujante subgênero do metal, tendo como principais representantes bandas como Metallica, Slayer, Testament, Death Angel e Megadeth.
E, à medida que a década chegava ao fim, outros grupos surgiram tendo como pano de fundo o punk, a título de exemplo, assim uma abordagem sonora simples e menos pomposa também despontaram no horizonte e serviram de base para a década de 1990.
Bem, dez anos podem nos ofertar muitas bandas bacanas, portanto convidamos você para dar uma breve olhada nos destaques de cada ano da década de 1980.
Melhor revelação de 1980: Ozzy Osbourne
Após sua saída do Black Sabbath, Ozzy Osbourne provou que ainda tinha o que fazer com sua carreira e enveredou numa empreitada solo, cujo o álbum debute fora o clássico Blizzard of Ozz. Sons imortais como Crazy Train e Mr. Crowley mostraram o talento do prodígio Randy Rhoads e a nova faceta artística do Madman. Sem dúvida, foi uma reestreia impressionante para Ozzy!
Melhor revelação de 1981: Billy Idol
Billy Idol lançou seu primeiro EP Don’t Stop e começou a ver uma resposta sólida dos fãs a sua música na então recém-lançada MTV. Idol se tornou uma das primeiras estrelas do canal graças ao vídeo de Dancing With Myself. Ele também atraiu um público mais maduro com o cover enérgico de Mony Mony, de Tommy James & the Shondells. Foi o início de uma temporada de muito sucesso para Billy.
Melhor revelação de 1982: Asia
Olhando para 1982, a formação do supergrupo Asia, com John Wetton (King Crimson), Steve Howe e Geoff Downes (Yes) e Carl Palmer (Emerson, Lake e Palmer), deu muito o que falar. A parceria entre os músicos gerou hits como Heat of the Moment, Only Time Will Tell e Sole Survivor. Uma joia gerada em 1982!
Melhor revelação 1983: Dio
Depois de ter tocado com o Rainbow e Black Sabbath, Ronnie James Dio começou sua própria banda, Dio, que ainda contava com Vinnie Appice (bateria), Jimmy Bain (baixo) e Vivian Campbell (guitarra), e o debute Holy Diver chegou com tudo nas paradas e figurando na programação das rádios com os clássicos Rainbow in the Dark, Stand Up and Shout, Don’t Talk to Strangers, Straight Through the Heart e a faixa-título.
Melhor revelação de 1984: Ratt
A música pesada estava realmente começando a expandir suas opções, e em 1984 havia uma nova banda pronta para assumir o controle. Auxiliado pela MTV, o Ratt surgiu com Out of the Cellar para se tornar uma das principais estrelas do canal e da época com o single Round and Round. O quinteto formado por Stephen Pearcy, Juan Croucier, Warren DeMartini, Robbin Crosby e Bobby Blotzer se tornou uma das primeiras bandas a começar a emergir da cena hard rock de Sunset Strip.
Melhor revelação de 1985: David Lee Roth
Em 1985, o vocalista David Lee Roth se lançou numa jornada solo com o EP Crazy From the Heat e transformou o clássico California Girls, do Beach Boys, em uma brincadeira hedonista, além de lançar mão do inusitado medley com Just a Gigolo / I Ain’t Got Nobody, de Keely Smith e Louis Prima.
Nos videoclipes Roth zombava de algumas das maiores estrelas de TV e artistas do mercado musical, o que garantiu doses de humor e o carimbo permanente de David como uma das principais atrações da MTV.
Melhor revelação de 1986: Poison
O ano de 1986 foi um grande momento para o que viria a ser conhecido como hair metal. Bon Jovi estava dominando a MTV em seu terceiro álbum, mas havia outros novos participantes empurrando o hard rock e o metal para o mainstream, também.
Um deles era o pomposo Poison; banda liderada pelo vocalista Bret Michaels, que brindou 1986 com o hit Talk Dirty to Me, além de sons como Cry Tough, I Want Action e a poderosa balada I Won’t Forget You.
Melhor revelação de 1987: Guns N’ Roses
Embora tenha demorado um pouco para a MTV aderir a Welcome to the Jungle, o Guns N’ Roses eventualmente tomou de assalto as paradas de sucesso, as rádios e os canais de TV de cunho musical, devido ao seu debute Appetite for Destruction. Músicas impecáveis como Sweet Child O’ Mine, Paradise City, Mr. Brownstone, It’s So Easy e Rocket Queen tornaram Axl Rose (voz), Slash (guitarra) e Cia a sensação musical de 1987.
Melhor revelação de 1988: Living Colour
Vivid é o título do primeiro disco do Living Colour; o material chegou amparado pelo single Cult of Personality, que trazia um mix de estilos como funk, soul, jazz, rap e pop, mas que funcionou muito bem juntos. Vivid alcançou a sexta posição das paradas e ainda rendeu os singles Glamour Boys, Open Letter (to a Landlord) e Funny Vibe.
Melhor revelação de 1989: Skid Row
Com o hard rock e heavy metal comercialmente viável e ainda prosperando, o Skid Row teve um grande sucesso com seu álbum de estreia autointitulado, em 1989. Com os vocais poderosos de Sebastian Bach, a banda estava em alta com os sons 18 and Life, I Remember You e Youth Gone Wild.