Roger Waters se apresentou no festival Desert Trip, em Indio, Califórnia, na noite de domingo (9). O ex-baixista do Pink Floyd aproveitou a apresentação para posicionar-se politicamente, principalmente contra o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.
No telão, o rosto de Trump acompanhado da palavra “charada” apareceu enquanto Waters tocava Pigs (Three Diferrent Ones). Foram projetadas imagens do republicano vestindo um capuz da Ku Klux Klan, grupo extremista dos Estados Unidos.
Um porco inflável gigante flutuava sobre o público com o rosto de Trump pintado na lateral, acompanhado pelas palavras “porco ignorante, mentiroso, racista, sexista”. Enquanto isso, o telão brilhava com a mensagem “Trump é um porco”.
Também foram feitas críticas à proposta de Trump de construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México para impedir a entrada de imigrantes. Ao som de Another Brick in the Wall, Pt.2, 15 crianças subiram ao palco vestindo camisetas com os dizeres “derrube o muro”.
Waters ainda demonstrou apoio ao movimento Black Lives Matter e ao BDS, movimento palestino que incentiva boicotes e sanções contra o governo de Israel.
A primeira leva de shows do Desert Trip aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Na sexta, 7, Bob Dylan ficou encarregado de dar início ao festival, seguido pelos Rolling Stones. O sábado, 8, contou com Neil Young, apresentando-se com a banda Promise of the Real, e Paul McCartney. Domingo, 9, foi a fez de Roger Waters e The Who, que deu fim aos três dias de apresentações. Os shows se repetirão nos dias 14, 15 e 16.
Veja trechos da apresentação de Waters abaixo.
Roger Waters tackling Trump at #DesertTrip pic.twitter.com/ykrU2dBg8N
— Josferatu (@branniganlynch) October 10, 2016