Andre Matos é o melhor vocalista de metal do Brasil? Confira 6 performances que vão ajudar na sua decisão

Desde o início, que aconteceu bem cedo, no comecinho da adolescência, Andre Matos levou a ideia de se tornar músico profissional bastante a sério. Quando desabrochou para o público, o cantor ostentava um visual à la Bruce Dickinson (Iron Maiden), com longos e claros cabelos e com a indefectível franjinha oitentista; simplesmente uma doçura de visual.

À frente da turma de seu tempo, Matos possuía o quê rockstar e showman em suas apresentações, mas conservava uma intimidade rara com os livros e o universo acadêmico, o que o permitiu a refinar e elevar ainda mais suas virtudes artísticas. Como diz o vovô e a vovó: juntou a fome com a vontade comer.

Embora a primeira fase da carreira, com o grupo Viper, tenha alcançado relativo êxito, o vocalista provou o sabor do grande sucesso no segundo momento da profissão, ao lado do Angra, bancado pelos álbuns Angels Cry (1993) e Holy Land (1996).

O terceiro ato na vida profissional de Andre também foi grandioso e chegou ao mercado sob o nome de Ritual, primeiro álbum de estúdio do Shaman, lançado em 2002. O grupo ainda colocou na praça o bacana e sombrio Reason, de 2005, mas, ao longo da turnê, o relacionamento entre os caras azedou e cada um foi cuidar de sua própria vida.

Andre mergulhou fundo no quarto momento de sua carreira, que fora seguir de maneira independente, usando seu próprio nome como marca da nova empreitada musical. De mais a mais, o cantor ainda assinou diversos projetos paralelos como Virgo e Symfonia, e deu as caras em outros grupos: Avantasia, Soulspell, Epica e Time Machine.

Muito sucesso, alguns fracassos e tropeços, mas, acima de tudo, muita garra, profissionalismo e tesão pela música. Andre Matos nunca procurou o caminho mais fácil e deu muitas voltas. Sempre quis ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho, e não pelas efemeridades que orbitam o mundo artístico.

À vista disso, não é nenhum exagero e ou disparate consagrá-lo como o melhor vocalista do metal brasileiro. Naturalmente, escolher o melhor músico, disco e o que quer que seja vai passar pelo crivo subjetivo de cada indivíduo – e não há certo ou errado, apenas a preferência pessoal e singular; ninguém precisa se desesperar e se descabelar por isso.

Para fundamentar que Andre é o melhor vocalista do metal brasileiro, pelos menos para este que voz fala, separamos seis performances do artista que atestam tal ponto de vista.

1. Viper – Living For The Night

2. Angra – Stand Away

3. Angra – Carolina IV

4. Shaman – Ritual

5. Shaman – Reason

6. Andre Matos – Rio

Bônus

– Virgo – Street of Babylon

– Virgo – Fiction

3 comentários em “Andre Matos é o melhor vocalista de metal do Brasil? Confira 6 performances que vão ajudar na sua decisão”

  1. Eu gostaria sim de ter ouvido e visto o André no Iron Maiden , seria a oportunidade de mostrar para o mundo que no Brasil não somos macacos e só jogadores de futebol e sim bons em td o que fazemos .

    Responder
    • Seria realmente de lavar a alma de toda uma nação de grandes músicos e profissionais absurdamente dedicados, infelizmente nossos grandes nomes hoje em dia passam longe disso.

      Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)