A turma mais nova talvez não saiba e ou não lembre que o Guns N’ Roses e o Metallica uniram forças para uma turnê na época em que reinavam absoluto no mercado fonográfico. O Guns estava em divulgação ao par de jarra Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, e o Metallica defendia seu trabalho homônimo – também conhecido como Black Album.
A tour foi uma dor de cabeça aos produtores e equipes técnicas, devido ao comportamento errático dos músicos, principalmente o do vocalista Axl Rose, que desafiava a paciência de todos com atitudes infantis e antiprofissionais.
Apesar disso, o guitarrista Gilby Clarke, em entrevista ao programa Wired In The Empire, da rádio 96.7 KCAL-FM, afirmou que guarda com carinho lembranças da turnê.
“Olha, nós nos divertimos muito naquela turnê. Lars [Ulrich, baterista do Metallica] estava com a gente em todos os dias daquela turnê; ele era como um de nós. Nós saíamos juntos e festejávamos todos os dias depois dos shows. Nós nos demos muito bem.
Quando a turnê começou, eu assisti muitos shows do Metallica porque eles sempre tocavam primeiro. Adorei o profissionalismo deles e adorei a maneira como eles sempre foram uma unidade. Eles jantavam juntos; eles faziam todas as coisas juntos. Eu gostei muito dessa parte deles.
Em relação ao som, eles eram enormes. Eles ainda são gigantes! Mas o som deles era muito grande e muito compacto”.
O trabalho de estúdio mais recente de Gilby Clarke é The Gospel Truth, lançado em 2021. O disco quebra um jejum de vinte anos sem lançamento de som inédito.
The Gospel Truth conta com a participação de Nikki Sixx (Mötley Crüe), Kenny Aronoff (Chickenfoot, Jon Bon Jovi, Cinderella, John Mellencamp) e Stephen Perkins (Jane’s Addiction, Porno For Pyros, Infectious Grooves).