No começo da década de 80, bandas como Iron Maiden, Def Leppard, Venom, Saxon e Diamond Head estavam ganhando o público com novas perspectivas e ares ao heavy metal, o que serviu de influência a outros grupos como Metallica, Slayer, Megadeth, Exodus, entre outros.
O líder do Venom, Cronos, viu, pelo menos nos primeiros momentos, a influência de sua banda no Metallica com maus olhos. Em entrevista à revista Metal Hammer, Cronos afirmou que ficou bravo ao ouvir Metallica pela primeira vez, pois soava como o Venom.
O músico comentou: “Eu tinha um amigo que fazia uns bootlegs e ele me mandou um VHS do Metallica tocando em Los Angeles ou San Francisco. Lembro que Dave Mustaine estava vestindo uma camisa Welcome To Hell. Então, quando ouvi Whiplash, pensei: ‘Espere, essa porra é Witching Hour. Eles não estão apenas vestindo as nossas camisetas, eles também estão roubando a porra da nossa música'”.
Cronos completou: “Eles eram jovens e entusiasmados, então deixamos passar. Além disso, os caras pareciam aptos a tocar conosco, portanto os convidamos para abrir os shows em Staten Island [em 22 e 24 de abril de 1983]. Os meninos tinham muita energia e todos nós nos divertimos muito”.
Com influência de Venom e outros nomes da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), o Metallica marcou território com álbuns como Kill ‘Em All (1983), Ride the Lightning (1984) e Master of Puppets (1986).
A banda de Cronos e companhia também marcou a ferro e fogo os anais do heavy metal com discos como Welcome to Hell (1981), Black Metal (1982), At War with Satan (1984) e Possessed (1985).
Hahahahaha, de fato, são parecidas e são ótimas também! \•••/
É sim parecido os riffs…porém como venom é uma banda de influência para o Metallica… então normal tem uma música parecida com quem amamos na música né…
Pqp, Cronos tem razão.