O lendário Jimmy Page nunca pôde presenciar ao vivo e a cores o Pink Floyd com o saudoso guitarrista Syd Barrett. No entanto, o trabalho de Syd serviu de fonte de inspiração para Page, que percebeu a possibilidade de aplicar várias nuances e texturas em sua música.
Em entrevista à revista Guitar World, o guitarrista do Led Zeppelin ressaltou o trabalho de Barrett e Jimi Hendrix para o universo das seis cordas. De acordo com Page, Syd e Jimi tinham uma visão futurista para guitarra.
“As primeiras composições Syd Barrett com o Pink Floyd eram inspiradoras”, disse Jimmy. “Nada soava como Barrett antes do primeiro álbum do Pink Floyd. Havia muitas ideias e muitas declarações positivas”, explicou.
“Você pode ver e sentir a genialidade dele naquelas canções”, pontuou. “E foi trágico que ele tenha sucumbido e que tudo tenha desmoronado para ele”, acrescentou. “Tanto Syd Barrett quanto Jimi Hendrix tinham uma visão futurística para guitarra”, completou.
A passagem de Barrett pelo Pink Floyd chegou ao fim em janeiro de 1968, devido seu comportamento errático, o que causou graves problemas em sua saúde mental. Em 1972, Syd saiu de vez do universo musical. O músico morreu em 2006, aos 60 anos, por conta de um câncer no pâncreas.
Hendrix foi, sem dúvida, um dos principais guitarristas de todos os tempos. O instrumentista estava a frente de seu tempo em termos de técnica e abordagem nas seis cordas. A vida e carreira de Jimi fora meteórica, pois morreu em setembro de 1970, aos 27 anos, asfixiado no próprio vômito.