As turnês do Metallica têm sido uma força inegável na indústria da musical, atraindo uma imensa quantidade de público e, evidentemente, alcançando um sucesso financeiro de causar inveja em muitos grupos e artistas.
A World Wired Tour, por exemplo, que começou 2016 e acabou em 2019, arrecadou mais de quatrocentos e cinquenta milhões dólares e fora prestigiada por mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo.
A Pollstar, que é uma publicação voltada ao show business, publicou um levantamento em que mostra os artistas/bandas que mais venderam e arrecadaram com shows ao vivo nas últimas quatro décadas.
Com base em tais dados, é possível ver que o Metallica vendeu 19.468.173 ingressos, gerando o valor bruto de $1.219.599.179.
Na mesma publicação é possível perceber que as maiores artistas pop do momento, Taylor Swift e Beyoncé, venderam juntas cerca de 18,5 milhões de ingressos, quase 1 milhão a menos do que o do Metallica.
É óbvio que estas informações vão variando a todo momento, já que os artistas e bandas estão atualmente em turnê. Contudo, ficar a frente de divas do pop que tem todo tipo de apoio de mídia é um feito que deve ser celebrado por todo fã do Metallica e heavy metal.
também 800 anos de carreira, se não vendessem tavam passando fome
Uma banda com muitos anos de estrada, mas não é a única razão por estar a frente dessas artistas em vendas. Outro motivo é a longevidade de algumas turnês como a World Wired Tour citada na matéria, foram 3 anos de turnê com mais de 150 shows e isso traduz em bilheteria e venda de ingressos. Fora isso, a banda costuma fazer uma verdadeira turnê mundial e passa pela américa do norte, do sul, pela Ásia e pela Europa. Sem falar que a estrutura e operação logística para os shows do Metallica são bem menos complexos do que uma Beyoncé da vida. Pra efeito de comparação, artistas classe A como Beyoncé conseguem fazer entre $250 a $300 milhões de dólares numa turnê que passa somente pelos EUA e Europa e com menos de 50 shows. Aí entram os valores do ingresso, o fato das turnês serem em estádios que precisam de uma grande estrutura pra sustentar toda a complexidade de montagem do palco, etc. Bandas como o Metallica sempre terão a vantagem numérica e estrutural por isso, além de sempre serem mais acessíveis. Uma coisa é certa, seja Metallica ou Beyoncé, tenho muito amor e carinho pelos dois rs.
Os fãs da músicas não aguenta mais ouvir e ver shows funks, raps e os popsex! Já deu né! Kkkk vamos voltar rock roll !