Wolfgang Van Halen revelou que o Van Halen descartou uma música em que estavam trabalhando para seu álbum de 2012, A Different Kind Of Truth, depois que David Lee Roth se recusou a cantá-la.
Em uma nova entrevista para a revista Classic Rock, o líder do Mammoth WVH relembrou seu tempo com a banda de seu pai, Eddie Van Halen, de 2007 a 2015 – um período que ele chama de “um curso intensivo em colaboração”.
Questionado se há algum material inédito da era A Different Kind Of Truth, Wolfgang disse (via Loudersound): “Me lembro de como sabíamos como trabalhar com Dave. Al, papai e eu estávamos trabalhando em uma música na época [antes de A Different Kind Of Truth]. Nós criamos algo no momento em que estávamos tocando e foi muito legal – chamamos de Ain’t Talkin’ ‘Bout Panama como uma piada, porque tinha uma vibe de ambas as músicas juntas.”
Ele acrescenta que os três músicos concordaram que deveriam escolher o momento certo para apresentá-la ao cantor. “Dissemos ao produtor com quem estávamos trabalhando na época: ‘Quando Dave vier cantar esta noite, faça o que fizer, não diga a ele que escrevemos isso. Quando estivermos juntos amanhã, vamos até ele e agir como, ‘Ei, escute isso…’”.
E continuou: “Mas ele não nos ouviu. Ele disse a Dave. ‘Ei, olha isso…’ E Dave estava, tipo, [abruptamente] ‘Não, não vou fazer isso’. Nós pensamos, ‘Se você tivesse nos ouvido, poderia ter sido outra música legal do álbum’. A relação entre Van Halen e seus vocalistas sempre foi complicada”.
Na mesma entrevista, Wolfgang também revela que a morte de seu pai em 2020 influenciou o segundo álbum do Mammoth WVH, Mammoth II, mais do que sua estreia autointitulada.
“Há mais de mim lidando com a doença que levou meu pai no segundo álbum do que no primeiro”, ele disse. “É um álbum agressivo, o conteúdo lírico é raivoso, mas triste e deprimente ao mesmo tempo. É o resultado de tudo o que aconteceu”.
Mammoth II será lançado no dia 04 de agosto via BMG. O disco foi gravado no lendário estúdio 5150 e produzido pelo amigo e colaborador de Wolfgang, Michael “Elvis” Baskette.