O baixista Steve Harris formou o Iron Maiden no dia de Natal de 1975 – presumivelmente enquanto estava entediado durante o discurso da rainha. Cinco décadas e 17 álbuns depois, a Donzela de Ferro é, sem dúvida, uma das maiores bandas e potências do heavy metal, com clássicos em sua discografia do quilate de the Trooper, Run to the Hills, Aces High, 2 Minutes to Midnight, entre outros.
Os músicos, em parceria com o icônico mascote Eddie, sempre proporcionaram aos fãs apresentações incríveis. Dito isso, vamos repassar a história do grupo em 10 shows que foram significativos para seu legado na história da música contemporânea – via Louder Sound.
1. O primeiro show
St. Nicholas Hall, Londres – 1 de maio de 1976
O pub londrino The Cart & Horses pode ser o local mais comumente associado ao Maiden, mas a banda subiu no palco pela primeira vez no St. Nicholas Hall. Há boatos sobre a presença de freiras, já que o show foi em uma igreja com capacidade para 180 pessoas – mas uma coisa é certa: Foi neste local que a carreira ao vivo do Iron Maiden começou. Steve Harris é o único membro que tocou neste show e ainda está na banda.
2. Atravessando o continente com o KISS
Europa continental – 29 de agosto a 13 de outubro de 1980
Em 1980, o álbum de estreia autointitulado do Maiden foi lançado, surpreendeu os ouvintes e garantiu à banda uma vaga como ‘open act’ do KISS, na turnê europeia do álbum Unmasked. A essa altura, Steve havia recrutado o guitarrista Dave Murray, e ainda contava com Dennis Stratton (guitarra), Paul Di’Anno (vocal) e Clive Burr (bateria). A entrega voraz e punk de Paul nesta turnê mostra o porquê muitos fãs ainda estão conectados aos seus dias como vocalista da banda.
3. Estreia de Bruce Dickinson
Palazzo Dello Sport, Bolonha, Itália – 26 de outubro de 1981
Paul Di’Anno estava fora e Bruce Dickinson era o novo frontman! A arena de basquete italiana marcou o primeiro show de Bruce com o Maiden – e sua primeira vez tocando fora do Reino Unido. Ansioso para impressionar o público e equipe, Dickinson, que já estava ganhando o apelido de Air-Raid Siren, impactou todos com o grito em Wrathchild. Este show e turnê estabeleceram Bruce como o vocalista do Maiden e já preparou o grupo para o álbum The Number Of The Beast, de 1982.
4. Sold-out no Madison Square Garden
Madison Square Garden, Nova York, Estados Unidos – 8 de outubro de 1983
Em 1983, o status do Maiden em todo o mundo não podia ser subestimado! Eles já haviam enfurecido os conservadores com suas imagens satânicas e influenciado a futura maior banda de metal do mundo, o Metallica. O álbum número quatro, Piece Of Mind, consolidou seus predicados. Diante de 20.000 fãs, a banda mostrou o poderio da formação mais celebrada pelo público: Steve, Bruce, Dave, Adrian e Nicko.
5. World Slavery Tour
Cinco continente: 9 de agosto de 1984 a 5 de julho de 1985
A tour contemplou cinco continentes em 331 dias, o que quase levou ao fim da banda! Mas a história da música pesada foi redefinida ao longo do caminho. O Maiden se tornou a primeira banda de rock a tocar no bloco oriental, fez seu maior show no Rock In Rio de 1985 (300.000 pessoas) e encerrou a turnê do gravando o álbum ao vivo Live After Death.
6. Banda principal no Monsters of Rock
Castle Donington, Derbyshire, Reino Unido – 20 de agosto de 1988
O Maiden conseguiu finalmente tocar no Monsters Of Rock, em Castle Donington, e como atração principal da noite! O line-up do festival ainda contava com Kiss, Megadeth, Guns ‘N’ Roses, David Lee Roth e Helloween. Tragicamente o maior show do Maiden no Reino Unido foi obscurecido pela morte de dois fãs, Landon Siggers e Alan Dick, que foram esmagados pela multidão enquanto o GN’R tocava. O Maiden só foi avisado do incidente depois de sua apresentação.
7. Adeus, Bruce
Pinewood Studios, Londres, Inglaterra – 28 de agosto de 1993
Bruce havia começado uma carreira solo e queria deixar o Maiden para se dedicar aos seus projetos. Ele concordou fazer uma última turnê, que foi a Fear Of The Dark Tour. No último show do giro, que foi no Pinewood Studios, em Londres, e foi filmado para o home video Raising Hell, Bruce entrou numa donzela de ferro e teve sua cabeça espetada por uma estaca.
8. Blaze Bayley saiu em grande estilo
Estádio Vélez Sarsfield, Buenos Aires, Argentina – 12 de dezembro de 1998
O declínio do Maiden durante a década de 1990 foi no mínimo perceptível! O ex-cantor do Wolfsbane, Blaze Bayley, ajudou a conduzir o navio com The X Factor e Virtual XI, saindo depois de ser a atração principal do Monsters Of Rock argentino. Apesar de não ter se adaptado ao grupo, o derradeiro show de Blaze com o Maiden foi ótimo.
9. Rock In Rio 2001
Cidade Do Rock, Rio de Janeiro, Brasil – 19 de janeiro de 2001
Bruce e Adrian retornaram ao grupo em 1999; Brave New World veio em 2000 e, pouco depois, essas músicas se misturaram aos clássicos do Maiden e foram tocadas Rock In Rio III. Tocando para o segundo maior público de sua carreira (250.000 pessoas), a banda provou estar em excelente forma.
10. Estádio de casa
Twickenham Stadium, Londres, Reino Unido – 5 de julho de 2008
Foi uma visão majestosa: Bruce subindo no palco e chutando uma bola de rúgbi para a multidão de 50.000 pessoas em Twickenham, e Aces High sendo tocada logo em seguida! A turnê Somewhere Back In Time Tour trouxe o show e as músicas da World Slavery Tour para um público mais jovem. Foi a chance de rever Rime Of The Ancient Mariner no setlist e no estádio da casa do grupo.
Parei de ler na parte da “futura maior banda de metal do mundo, o Metallica”