Beast Over Hammersmith era para ter sido o primeiro álbum ao vivo do Iron Maiden, mas foi descartado por má qualidade

Os fãs de heavy metal sempre associarão o Iron Maiden aos álbuns ao vivo Live After Death, Maiden England, Rock In Rio, Flight 666 e En Vivo! Esta é a história oficial. No entanto, o grupo registrou seu primeiro material ao vivo três anos antes de Live After Death – via Louder Sound.

A joia Beast Over Hammersmith, que foi registrada em 20 de março de 1982 – dois dias antes do lançamento de The Number Of The Beast – no Hammersmith Odeon, poderia ter sido o debute ao vivo do Maiden.

Por que o material foi arquivado? O líder e baixista da Donzela de Ferro, Steve Harris, explicou: “Quando gravamos, as pessoas responsáveis pela filmagem deveriam ter feito a lição de casa e ido a dois shows antes de Hammersmith. Mas eles não foram! Consequentemente, as luzes acabaram ficando muito escuras, com isso não havia como lançarmos o vídeo completo de uma hora e meia, porque seria uma enganação”.

Até hoje, o vídeo completo do show nunca foi lançado ao público. Há um corte de 46 minutos no YouTube; é o máximo que pode ser assistido do trabalho. Já o áudio saiu como um CD no box Eddie’s Archive, de 2002 e, finalmente, em vinil neste ano.

Os atrasos e o meio-lançamento concederam um simbólico quê especial a Beast Over Hammersmith. É o som do Maiden preso em um turbilhão de intrigas do mainstreams. Run To The Hills alcançou o sétimo lugar nas paradas do Reino Unido uma semana antes do show; enquanto nos Estados Unidos, a banda era o maior inimigo dos conservadores, devido ao pânico moral bancado pela ideia de satanismo.

“Deveríamos nos apresentar em um programa de TV”, lembrou o guitarrista Adrian Smith no documentário The History Of Iron Maiden: Part One, de 2005. “A apresentadora olhou para a capa do álbum e ficou horrorizada, enquanto assistíamos tudo nos bastidores. Eles nos expulsaram do programa”.

“Isso nos deu muita publicidade”, acrescentou o vocalista Bruce Dickinson. “A garotada queria comprar os nossos discos. Eles diziam: ‘Que legal! A direita religiosa está queimando seus discos! É melhor eu comprar meia dúzia'”.

Beast Over Hammersmith captura mais do que apenas uma transição entre vocalistas. O show aconteceu algumas semanas depois do pontapé da Beast On The Road Tour; giro que contou com a estreia do Eddie de 2 metros e meio de altura. O momento também foi especial pois fora a primeira longa tour da carreira do Maiden, visto que contou com 180 shows em 10 meses.

Beast Over Hammersmith poderia ter sido o primeiro grande álbum ao vivo do Maiden. Seu áudio rivaliza com Live After Death em proezas e poder, e o vídeo teria documentado a primeira ascensão da banda. É uma obra que está disponível pela metade, mas que merece muito mais reconhecimento.

2 comentários em “Beast Over Hammersmith era para ter sido o primeiro álbum ao vivo do Iron Maiden, mas foi descartado por má qualidade”

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)