Durante entrevista ao podcast Q101, o frontman do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, negou rivalidade e briga com Kurt Cobain, líder do Nirvana.
Corgan esclareceu seu comentário anterior, quando aparentemente se igualou a Cobain como o melhor compositor de sua geração e disse que chorou após a morte dele porque perdeu seu “maior adversário”.
“Eu disse algumas coisas em algumas entrevistas recentes… Vivemos neste mundo clickbait. E o que eu estava tentando dizer era que Kurt era um artista incrível”, ele explicou. “E quando ele estava vivo e nós estávamos na casa dos 20 e poucos anos, bem, ambas as bandas estavam competindo pelo mesmo lugar. Então as pessoas pegam isso e de repente transformam em algo que não é”.
E continuou: “Acho que se olharmos para trás agora, podemos ver que entre as bandas dos anos 90, Pumpkins, Nirvana, Nine Inch Nails, Soundgarden, Stone Temple Pilots, havia muitas bandas competindo pelo primeiro lugar. Não há nada de errado com isso. As pessoas tentam transformar isso em uma coisa estranha, como se de alguma forma fosse algo sombrio. Não – é apenas uma boa competição”.
“Eu tenho feito essas entrevistas dizendo que Kurt era de longe a pessoa mais talentosa de nossa geração. Então, estou acenando com a bandeira branca e dizendo que ele venceu no show de talentos. Mas ouso me colocar na conversa. Então as pessoas ficam bravas com isso, como se eu não tivesse nenhum direito. Mas minha banda era uma das maiores bandas da época, e ainda é uma grande banda”, ele disse.
E acrescentou: “É uma coisa estranha, as pessoas querem dizer o que você tem direito ou não de falar. Acho que tenho todo o direito, conhecendo todos os envolvidos, tendo tocado com o Nirvana, conhecendo um pouco Kurt pessoalmente. Fui muito transparente sobre o que era e o que não era. E de alguma forma isso se transformou nessa coisa que é como uma rivalidade, não há rivalidade, é só amor e respeito”.
Confira a entrevista completa no player abaixo: