Dave Mustaine, líder do Megadeth, conversou com o Heavy Consequence durante uma pausa na turnê e falou, entre outros assuntos, sobre suas primeiras influências musicais.
“Bem, no que diz respeito aos grandes guitarristas da época, o mundo girava em torno de apenas algumas bandas. As bandas menores realmente não tinham espaço”, Mustaine disse sobre a época em que começou a tocar guitarra.
E continuou: “Então, é claro, as bandas que estavam na boca de todos eram KISS, Led Zeppelin e Deep Purple. Muitas pessoas estavam falando sobre Aerosmith também. E eu meio que tropecei no AC/DC. E a partir daí, era uma disputa entre a New Wave of British Heavy Metal e a British Invasion, ambos os estilos realmente me afetaram. O ritmo e as composições da British Invasion – The Beatles, Stones, Led Zeppelin, The Who… surpreendentemente mais o The Who, que eu percebi bem mais tarde”.
“E então a New Wave of British Heavy Metal para os solos e a execução dos riffs – porque os americanos tocam muitos acordes, e as pessoas que estão na era moderna dos riffs são mais do tipo speed e thrash metal. E é claro que isso inclui death, black, todas essas outras ramificações do metal”, ele acrescentou.
E concluiu: “Mas ao contrário das bandas de rock e heavy metal nos Estados Unidos, onde eles fazem muitos acordes e palhetadas e coisas assim, os músicos britânicos de metal confiam mais nos riffs, eu acredito”.