Em entrevista ao Trunk Nation With Eddie Trunk da SiriusXM, na última quinta-feira (22), o lendário guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, falou sobre seu estado de saúde.
O músico de 75 anos, que foi diagnosticado com linfoma em estágio inicial em 2011, afirmou (via Blabbermouth): “Tenho altos e baixos. Vou fazer meus exames. Na verdade, fiz anteontem, apenas fazendo diferentes exames novamente. É como qualquer pessoa idosa [risos] – você tem problemas”.
E acrescentou: “Mas, no geral, tem sido muito bom. Certamente, no que diz respeito ao câncer, é tem sido – ouso dizer – bom. Tenho outras doenças, como dores nas mãos e nos pés e coisas assim. Mas fora isso estou bem. E acho que fazer o que faço me mantém de pé. Não fico em casa apenas sentado no sofá; Estou fora e fazendo coisas. Isso é bom – te mantém motivado, em movimento”.
Especificamente sobre o câncer, Tony disse: “Bem, eles [os médicos] mantêm isso sob controle. Eles verificam o sistema imunológico o tempo todo para garantir que você esteja bem. Eu tomo injeções de [vitamina] B12 e tento comer um pouco melhor e cuidar um pouco mais da saúde. É por isso que, realmente, eu tive que parar com essas grandes turnês, porque eram longas turnês e noturnas. Quando terminava de tocar, especialmente quando estávamos nos Estados Unidos, e tínhamos uma base, digamos, em Nova York, por 10 dias, tínhamos nosso próprio avião, voávamos para lugares diferentes e depois voltávamos para a base. E aí já eram três horas da manhã, e isso estava me afetando um pouco. E meu oncologista disse: ‘Sabe, você não deveria estar voando tanto e trabalhando tanto'”.
“Mas, sim, adoro fazer turnês, tocar e ver o público. E eu ainda quero sair e tocar, mas não poderei fazer grandes turnês”, ele continuou. “Como eu disse antes, talvez uma ou duas semanas ou algo assim, mas é difícil fazer isso, porque tem as equipes que trabalham – equipes de primeira linha e não posso esperar que façam apenas duas semanas. Eles querem sair e fazer uma turnê nos Estados Unidos. Mas vou sair, suponho, fazendo algo nesse sentido. Já me pediram para fazer várias coisas e veremos o que acontece”.
Em fevereiro de 2017, o Black Sabbath fez o último show da turnê The End em Birmingham, Inglaterra, encerrando sua carreira de 49 anos.