“Andre Matos era meu amigo e amo seu timbre de voz, mas depois de 4 músicas eu não aguento mais”, diz Fabio Lione

O vocalista italiano Fabio Lione (Angra, Rhapsody of Fire, Turilli / Lione Rhapsody) bateu um papo com o podcast brasileiro Ibagenscast e falou, dentre inúmeros assuntos, sobre os ex-vocalistas do Angra. De acordo com Lione, a pouca versatilidade vocal de Andre Matos e Edu Falaschi é um impeditivo para ouvir mais de quatro músicas antigas do grupo em sequência.

“Eu amo o Angra, mas tenho que ser sincero, e sei que os fãs vão pegar essas palavras de um jeito errado, mas eu não consigo ouvir muitas vezes as músicas antigas do Angra por causa dos vocais, por causa do timbre da voz do Andre Matos; depois de quatro músicas eu não aguento mais.

É como escutar a Tarja [Turunen, ex-frontwoman do Nightwish]. Eu não aguento mais! É sempre a mesma tonalidade, o mesmo timbre e o mesmo jeito de cantar. O Edu [Falaschi] é um pouco mais versátil, mas não muito. Ele tem um timbre bom, mas sei lá”.

A entrevista completa pode ser assistida no player abaixo:

E para conhecer o trabalho do podcast Ibagenscast, acesse aqui.

23 comentários em ““Andre Matos era meu amigo e amo seu timbre de voz, mas depois de 4 músicas eu não aguento mais”, diz Fabio Lione”

  1. Esse italiano não entende nada de rock pra falar tanta besteira! Helloween, dream theater, Stratovarius…Blind guardian, Metálica, Iron Maiden, são bandas que seguem o mesmo padrão e fazem um puta sucesso… Se André matos fisesse outros timbres de voz não seria André matos…Edu igualmente Não tem uma banda com um único vocalista fazer múltiplos vocais… Nunca ouvir tanta besteira percebesse que o italiano não conhece tamanha profundidade dos vocalistas seus trabalhos e versatilidade principalmente do André.
    Vocais distintos… Megadeth por exemplo tem um vocal típico e único e mesmo assim é BOM, é excêntrico, ah se ele não aguenta fazer tais vocais pede conta então rsrs! Acho que tem espaço para todos os tipos, alguém sempre curte e ninguém está atrelado à ouvir uma única banda para sempre.

    Responder
    • Cara, ACHO que você exagerou e colocou um pouco da emoção a frente da razão. André é único, mas dizer que o Edu (eu sou um fã louco da fase do Edu no Angra e curto tudo que ele já fez.) é tão melhor que o Lione a ponto de ele precisar “nascer de novo” é muito exagero. Falaschi é sim, um ótimo vocalista, mas o Lione é bem melhor que ele. O Lione, apesar dessa polêmica, é um monstro como cantor. Ele atinge timbres e notas em qualquer área da extensão vocal.

      Responder
  2. O cara canta pakas, mas o André Mattos era único, assim como Freddy Mercury. Nem deveria criticar, mas isso entra na linha gosto, e gosto cada um tem o seu.

    Responder
  3. Eu era muito fã de angra antes do Lione, porque ele é terrível e acabou com o legado da banda. Nunca jamais será comparado ao André, pq é RUIM, simples. Eu desisti do Angra atual, não vou mais aos shows, tá ruim demais e esse cara, aliado ao ego gigante do Rafael, acabaram com a banda. Parabéns.

    Responder
    • Você disse tudo, o melhor comentário, realmente o trabalho do Lione no Angra, tem pouca coisa que presta. O legado do Angra, teria ficado melhor nas mãos do André, pois é só olharmos a obra dele pós Angra e compararmos com essa atual formação, chega a ser ridículo e depois que o Kiko saiu, piorou.

      Responder
    • Totalmente de acordo
      Esse Lione é muito Ruimmmm
      Não aguento ouvir a voz dele nem na primeira música doi meus ouvidos alem da total falta de carisma dele!! Ja o dedé eu consigo ouvir por dia afora. Vc nao ta com nada Lione!!

      Responder
  4. Cara, ele é até bom vocalista mas nunca vai chegar nem aos pés do mestre André Matos. Ele tinha uma voz totalmente incomparável e eu posso passar dias ouvindo suas músicas.

    Responder
  5. O Lione só disse que não gosta… e não disse que é melhor ou pior que alguém. Gente fanática tem dificuldade para interpretar texto e aceitar a opinião educada alheia.

    Responder
    • Era só ele falar que não gosta do timbre de voz do André, agora falar que depois da quarta música ele não aguenta ouvir mais as músicas antigas do Angra, na minha opinião isso soou bem desrespeitoso.

      Responder
  6. Prefiro Fábio Lione a Edu e André Matos. Entretanto, os outros dois são excelentes vocalistas. Concordo com a questão do timbre do André que também não me agrada muito. Mas discordo totalmente com a aludida falta de versatilidade. Nesse sentido, me parece que o heavy melódico ou poder metal tocado pelo Angra não abre tantas vertentes de versatilidade e ainda assim a banda continua muito boa.

    Responder
  7. Povo chato, ele não disse que são ruins, disse apenas que não gosta muito. Tanta coisa que eu sei que tem qualidade e muita gente gosta e eu não gosto.

    Responder
  8. Curioso, tento ouvir Angra atualmente, com Lione nos vocais, e não consigo passar de 4 músicas. Admiro o trabalho dele no Visio Divine, mas a frente do Angra, parece que descaracterizou a banda, em função, principalmente, da falta de versatilidade vocal (coisa que o Edu esbanjava na boa fase). No fim, isso passa por afinidade, gosto, mas Lione pareceu se colocar num patamar que em verdade, ele não ocupa.

    Responder
  9. O cara conseguiu falar mal do André Matos e da Tarja Turunen em menos de um minuto. O dia que ele tiver um décimo da relevância de um dos dois, a gente dá atenção pra ele. Como vocal tradicional, ele não chega perto do tibre do André. Como cantor lírico, ele é medíocre perto da técnica da Tarja. Mas na mente dele, só ele presta. Só a voz dele é boa! Piada! O Angra morreu com esse cara. E aquele CD Omni, é PATÉTICO! Só gravou uma música boa com o Angra ( Storm of Emotions) mas que não chega perto dos hits do André e do Edu.

    Responder
  10. Em agosto último cantei na minha cidade com os irmãos Mariutti músicas do Angra/Shaman/AM e senti na pele o poder de da voz do André. Muita responsabilidade, orgulho e honra. Coisa que falta ao Lione.
    Deixei de ouvir Angra no Aqua. Preciso escrever mais ou querem que eu desenhe? Viva André!

    Responder

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)