A ressurreição do Black Sabbath com Ronnie James Dio no álbum Heaven And Hell (1980) é um dos grandes retornos do heavy metal.
A turnê do grupo pelo Reino Unido em janeiro/fevereiro de 1981, que iniciou com quatro noites no Hammersmith Odeon em Londres, foi uma vitória para a banda de Tony Iommi. Mesmo que as coisas nem sempre saiam como planejado.
Foi durante a passagem de som antes do show do Sabbath em 24 de janeiro no Leeds Queens Hall que a equipe percebeu que havia um problema, já que o amplificador de Tony Iommi estava captando o sinal de rádio de uma empresa de táxi local e transmitindo os pedidos da empresa. Em meio a discussões, o Sabbath considerou cancelar o show, mas foi avisado pela polícia de que, se o fizessem e seus fãs desapontados e furiosos destruíssem o local, o grupo seria acusado de provocar um motim.
O tour manager da banda então entrou em contato com a empresa de táxi para tentar uma solução. Ok, disseram a ele, sairemos do ar durante o show se você nos pagar £ 500 pelo nosso problema … na verdade, não, espere, digamos que você nos dê £ 2.000 para cobrir nossas perdas e você pode ter o silêncio do rádio. Justo? Claro que não. E o show aconteceu, mesmo com a interferência.
Um jornalista do New Musical Express estava presente para documentar o desenrolar da noite: “A banda sofreu apenas um problema”, observou ele. “Quando todos saíram do palco, Iommi, a figura solitária, lançou-se em seu épico de 20 minutos. Lentamente, ele construiu o solo, começando da maneira “clássica” com acordes suaves e melódicos, antes de aumentar tanto o volume quanto a velocidade de sua execução para levar a um final destruidor de notas estridentes e expressões atormentadas.
Enquanto a luz do solo brilhava sobre ele, Iommi, suando, dramaticamente, tocou os acordes e notas, e com um grande floreio parou de repente. O próximo barulho que eu e sete mil e quinhentas outras pessoas ouvimos foi do amplificador dele. Dizia: ‘Carro 51, por favor, vá para Neville Street'”.
Por sorte, Tony Iommi deixou para trás o contratempo e nunca perdeu o ritmo.
Fonte: Loudersound
O meu pedal de Wah da Vox modelo V847a fabricado nos EUA até hoje pega interferência de rádio quando é acionado e deixado todo pra trás… Comprei ele nos anos 90 e dependendo do local pega rádio e interferências elétricas…. Na época das rádios piratas era mais comum…. Hoje em dia não acontece muito…
Q loucura! Kkk