O baterista Vinny Appice (Heaven & Hell, Black sabbath, Dio, Last in Line) bateu um longo papo com o site Metal Sucks e relembrou seu trabalho ao lado do Sabbath, no começo da década de 1990, época em que o grupo estava trabalhando em seu décimo sexto álbum de estúdio, Dehumanizer.
De acordo com Vinny, o projeto inicial da banda era contar com os trabalhos de Cozy Powell, no entanto, o músico sofreu uma queda de cavalo e quebrou a pélvis, o que o impediu de realizar o trabalho. Appice, então, foi chamado para gravar as partes de bateria e cumprir as datas da turnê de divulgação.
“Lembro que Ronnie {James Dio] não estava se dando bem com Cozy e vice-versa, então havia alguns problemas. Além disso, Cozy caiu de um cavalo, quebrou a pélvis e não pôde tocar por um tempo. Então, em algum momento, eles me ligaram e me chamaram para trabalhar. Fui para a Inglaterra e comecei a fazer o álbum com eles. As coisas foram rápidas porque sou fácil de trabalhar. Muitas pessoas perguntam se é Cozy no álbum, e não é. Ele gravou suas versões das músicas, mas o material dele não está lá. E eu não copiei o que ele fez, assim que entrei no estúdio fiz o meu trabalho e de forma bem rápida”.
Apesar do ótimo repertório e boa recepção do público e mídia, o disco foi envolto ao sucesso do movimento grunge, que tinham como os maiores representantes bandas como Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam e Soudgarden.
“O que estragou o Dehumanizer foi ele ter sido lançado bem no meio da época em que o grunge estava em ascensão. Estragou o sucesso do disco. Nós, o Black Sabbath, estávamos tentando recuperar o som do início dos anos 80, e mesmo que tenhamos feito um disco monstruoso, saímos parecendo uns dinossauros.
Nessa época do grunge, as coisas ficaram estranhas na banda. Tivemos que tocar em lugares menores. O público era pequeno, mas as pessoas que compareceram gostaram muito do álbum, foi algo que sentimos. Mas as coisas começaram a piorar e acabamos nos separando como da primeira vez [em 1982].
Acho que o que nos separou foi que Tony [Iommi] e Geezer [Butler] queriam fazer o show de aposentadoria de Ozzy, em Los Angeles, e Ronnie não queria que eles fizessem isso. Ronnie estava absolutamente certo de não ter nada a ver com isso, e ele também não queria que nenhum de nós fizesse isso. Mas Tony e Geezer discordaram, Ronnie acabou tendo uma briga com eles e desistiu de tudo”.
A entrevista completa pode ser lida aqui.
Ainda sou mais o som desses dinossauros! Dehumanizer é o álbum mais pesado do Black Sabbath na minha humilde opinião
Sabbath blood sabbath.