Em uma entrevista ao site brasileiro Rock Mania, o ex-guitarrista do Iron Maiden, Dennis Stratton, falou sobre sua participação no álbum de estreia autointitulado da Donzela de Ferro, originalmente lançado em abril de 1980.
Stratton comentou: “O disco foi gravado de forma muito rápida. Não houve muito pensamento na pré-produção, porque todas as músicas já estavam escritas. Só precisaram adicionar as linhas de guitarra que eu e Dave [Murray] resolvemos fazer para deixar as músicas maiores, o que foi bem fácil. Eu me sinto muito honrado por ter feito parte desse álbum épico”.
Dennis concluiu: “Na época, como éramos muito jovens e fizemos tudo rapidamente, não esperávamos o resultado que teve. Quarenta e poucos anos depois, o álbum ainda é incrível. É uma honra fazer parte disso, pois o trabalho resistiu ao teste do tempo. Tenho muito orgulhoso de ter sido parte do álbum de estreia do Iron Maiden”.
Iron Maiden é embalado por sons como Phantom of the Opera, Prowler, Running Free, Transylvania e faixa-título. O disco fez bonito nas paradas britânica, alcançando a #4 posição da Official Albums Chart.