O poder catártico, curativo e inspirador da música é tão essencial para uma vida feliz e gratificante quanto oxigênio, comida e água. Agora, a rede de TV pública alemã ARD fez uma série documental detalhando o quão importante o heavy metal pode ser para causar um impacto positivo na vida das pessoas em todo o mundo – via Metal Hammer.
Intitulado Heavy Metal Saved My Life, a série proporciona uma visão extremamente inspiradora e essencial, com narrativas tão diversas quanto os incontáveis subgêneros do metal. No primeiro episódio, o fã de metal alemão Andy detalha como Fear Of The Dark, do Iron Maiden, foi a trilha sonora de sua luta para superar o vício em heroína, depois que sua vida saiu do controle.
Já a fã mexicana do Maiden, Zyanya, compartilha como a música do Maiden ajudou a fortalecê-la, inspirando-a a sair da depressão, depois de ser abusada sexualmente em tenra idade. Essas histórias são intercaladas com uma entrevista com Bruce Dickinson, que resume sucintamente seu relacionamento com os fãs, dizendo “os fãs são para o Iron Maiden o que o sangue é para o corpo – são eles que o impulsionam”.
No segundo episódio, a série explora como o metal se cruza com a comunidade LGBTQ+, com convidados como Rob Halford (Judas Priest), Roddy Bottum (Faith No More) e Gaahl discutindo suas experiências, enquanto o fã de metal trans Rick compartilha como o metal ofereceu a ele um sentimento de pertencimento que ele não encontrou em outro lugar.
Assista o Heavy Metal Saved My Life no site www.ardmediathek.de.