Uma nova série documental, dividida em três partes, sobre as origens, desenvolvimento e impacto cultural do festival Lollapalooza começará a ser produzida.
Lolla: The Story of Lollapalooza contará a história do festival de música ‘alternativa’ lançado em 1991 pelo vocalista do Jane’s Addiction, Perry Farrell, o empresário da banda, Ted Gardner, e os agentes Don Muller e Marc Geiger.
Amplamente inspirado pelo festival Reading, a formação inicial do Lollapolooza apresentava Jane’s Addiction como atração principal, com Siouxsie and the Banshees, Nine Inch Nails, Butthole Surfers, Ice T e Body Count, Living Color e Fishbone entre as atrações de apoio.
Após a ‘explosão do grunge’, o evento de 1992 foi encabeçado por Red Hot Chili Peppers, com Soundgarden, Pearl Jam, Ministry, Ice Cube, Jesus and Mary Chain e Lush como suporte, além de Rage Against The Machine e Tool.
“Quando o Lolla foi lançado em 1991, a indústria de shows parecia um passeio de carro chato que estava ficando sem gasolina”, diz Perry Farrell em um comunicado. “Demos uma nova vida na experiência da música ao vivo e estabelecemos as bases para que a contracultura da juventude se torne importante e emocionante novamente. Agora, com mais de três décadas de juventude, estou feliz por ter esta oportunidade de dar às pessoas uma visão interna da contribuição do festival para a história da música”.
Lolla: The Story of Lollapalooza será dirigido por Michael John Warren, que anteriormente dirigiu o documentário de Nicki Minaj, My Time Again.
Lollapalooza é hoje uma marca internacional, com apresentações na Europa e América do Sul. A edição de 2023 do Lollapalooza nos Estados Unidos começa no dia 3 de agosto. Já a edição brasileira está programada para os dias 24, 25 e 26 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.