Tony Iommi (Black Sabbath) revela segredo por trás do riff de Symptom Of The Universe

É chover no molhado dizer que Tony Iommi (Black Sabbath) é um dos maiores – talvez o maior – criador de riffs de todos os tempos. Riffs do quilate de Iron Man, Sabbath Bloody Sabbath, Into the Void, Sweat Leaf, Black Sabbath, War Pigs, Heaven and Hell, I, Mob Rules e Symptom Of The Universe estão no arsenal de Iommi.

Com um currículo desse nível, a inevitável pergunta se faz presente: Como Tony criou esses e tantos outros riffs clássicos? Em entrevista à revista britânica Metal Hammer, Iommi comentou que nunca enfrentou muitas dificuldades na criação dos riffs, além disso, revelou o segredo por trás do riff de Symptom Of The Universe, clássico do álbum Sabotage, de 1975.

O Riff Master disse: “Geralmente, crio os riffs nos ensaios! Às vezes, crio algum material em casa, também, então gravo e levo pro ensaio. É um processo fácil, nunca tive muitos problemas para criar riffs.

Tenho centenas deles gravados em vários CDs. Alguns remontam da época do Sabbath original, alguns da era Dio, pedaços de quando Ian Gillan [Deep Purple] e Tony Martin estavam na banda. Aliás, preciso sentar e ouvir todo esse material, novamente.

Quando criei o riff de Symptom Of The Universe, eu estava competindo comigo mesmo. Eu sempre tentava ter ideias cada vez mais criativas, com afinações diferentes e trocando os amplificadores. Meu foco era tentar mudar e melhorar as coisas.

Criei o riff num ensaio, então Geezer [Butler, baixo] e Bill [Ward, bateria] me acompanharam, depois Ozzy apareceu. A música tem uma pegada meio jazz e prog, mas isso não foi nada premeditado, apenas surgiu assim”.

No comecinho deste ano, Iommi compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que fez um breve balanço do ano que passou e revelou que está preparando um novo álbum de estúdio.

No vídeo, Iommi comentou: “O ano de 2022 foi bom. Escrevi e gravei muitas coisas. Estou construindo um novo estúdio, o que me deixa muito satisfeito. Bem, na verdade, o estúdio está quase pronto, estou apenas esperando por alguns equipamentos. Então, em mais algumas semanas, estarei pronto para começar a trabalhar lá, o que me deixa muito ansioso para escrever um novo álbum”.

O músico completou: “Em 2023, teremos o box de Tony Martin e Cozy Powell e Neil Murray. Estou ansioso por isso, também, porque muitas pessoas me pediram isso, o que é ótimo. Então, o próximo passo será o box da era Tony Martin; depois meu material solo. Estarei bem ocupado, e isso é ótimo”.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)