A banda brasileira pegou os fãs de surpresa nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, com a informação de estar encerrando as atividades. O grupo decretou seu fim por conta de divergências políticas entre os músicos.
Em nota, o Shaman disse: “Após mais de 20 anos de Shaman, nós tomamos a decisão de encerrar as atividades da banda. Cada um sentiu que era a hora de dar oportunidade para coisas novas. No mais, nós só queremos agradecer todo carinho e amor de cada pessoa espalhada pelo mundo.
A banda vai cumprir as datas que já tinham na agenda para após entrar em um hiato indeterminado. Caso queira saber o posicionamento de cada músico, basta conferir nas redes sociais de cada um deles. Ouça nossa música e assista nossos vídeos, a história que essa banda construiu jamais irá acabar”.
Em comunicado divulgado nas redes sociais nesta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2023, o guitarrista Hugo Mariutti comunicou brevemente a decisão de por fim ao grupo.
“O Shaman está encerrando as atividades. Compromissos serão mantidos mas, infelizmente, os ciclos acabam. Agradeço a todos os fãs pelo carinho”.
Ver essa foto no Instagram
Antes de ser anunciado o fim da banda, o baixista Luis Mariutti afirmou que estava deixando o grupo. O músico falou: “O episódio de hoje do Ricardo serviu para me alertar para muita coisa, porque foram faladas coisas muito sérias e coisas que hoje em dia não cabem mais. Esse episódio me fez ver que estou me sentindo muito fora do Shaman.
Então, pensando em mim, pensando na minha saúde, na minha saúde mental, na saúde da minha família, eu resolvi deixar o Shaman. Eu acho que vai ser uma atitude que muitos podem se entristecer, e é claro que a gente também se entristece, porque foi uma vida. Eu me orgulho muito do que eu fiz no Shaman, mas tudo tem o seu ciclo e eu preciso pensar em mim, na minha família, na minha saúde mental e até na saúde mental dos outros, porque eu acho que quando você está num ambiente convivendo com muitas pessoas, você tem que estar bem e, hoje em dia, eu não me sinto bem. Estou tomando essa decisão, não sei qual vai ser a decisão da banda, mas eu estou tomando a decisão de deixar a banda. Nesse momento, eu vou deixar a banda para cuidar das minhas coisas”.
Ver essa foto no Instagram
O episódio que Luis se refere é ao contínuo apoio do baterista Ricardo Confessori aos atos golpistas e destruição promovida por apoiadores do ex-Presidente Jair Bolsonaro no último fim de semana, em Brasília.
O Shaman deixa um legado musical de cinco álbuns de estúdio: Ritual (2002), Reason (2005), Immortal (2007), Origins (2010) e Rescue (2022).
Informações:
https://shamanband.com/
https://www.instagram.com/shamanbandofficial/
https://www.facebook.com/shamanbandofficial