Paul McCartney falou sobre a letra da música Here Today, escrita após a morte de seu colega de banda John Lennon.
Em uma entrevista recente à SiriusXM, McCartney relembrou a história por trás da letra “What about the night we cried / Because there wasn’t any reason left to keep it all inside” (E a noite em que choramos / Porque não havia mais razão para guardar tudo dentro de mim).
“Isso tinha a ver com uma época em que estávamos em Key West, na Flórida”, ele disse (via UCR), provavelmente referindo-se a um ponto durante a primeira turnê dos Beatles nos Estados Unidos em setembro de 1964. “E por alguma razão, acho que foi como um furacão, algo foi adiado e não pudemos tocar por alguns dias. Então ficamos em um pequeno motel. E o que faríamos? Bem, nós bebemos e ficamos bêbados. Não tínhamos que tocar.”
McCartney lembrou que ele e Lennon “ficaram bêbados e começaram a ficar meio emocionados. Tudo saiu. Contamos algumas verdades um ao outro. ‘Bem, eu te amo, cara’, ‘Amo que você disse isso.’ Nos abrimos, e isso foi especial para mim. Acho que foi realmente uma das únicas vezes que isso aconteceu.”
Relembrando a notícia da morte de Lennon, McCartney disse que foi “difícil para todo mundo” porque ele era “um personagem tão amado”. E observou: “Isso me atingiu tanto que eu realmente não conseguia nem falar”.
E acrescentou: “Me lembro de chegar em casa do estúdio no dia em que soubemos da notícia. Na TV, as pessoas falavam: ‘Bem, John Lennon era assim, era de tal jeito, me encontrei com ele uma vez’… sabe, não posso ser uma dessas pessoas. Não posso ir à TV e dar uma entrevista sobre o que ele significava para mim. Era simplesmente muito profundo, não conseguiria colocar em palavras”.