Casos de família: “Ele que começou”; “ele me bateu primeiro”; “mãe, ele não está deixando eu brincar”; “não gosto de você”; “aqui em casa era mais legal antes de você nascer”; “vou contar tudo pro papai e pra mamãe”; “queria ser filho único”; “não encosta no meu brinquedo”; “solta meu cabelo que eu solto o seu”. Frases assim e tantas outras fizeram – e fazem – parte do dia a dia de famílias com irmãos em tenra idade.
E não há nenhuma anomalia nessa questão, pois é claro que irmãos brigam. Quase todas as pessoas que têm irmãos sabem que algum tipo de rivalidade é comum. O problema é quando as discussões infantis, imaturas e ingênuas de outrora atravessam os anos ganhando volume, intensidade, agressividade e indiferença, chegando ao ponto de se cristalizar, e o convívio entre as partes ser difícil e, muitas das vezes, até impossível.
Mas o que tal tema tem a ver com rock n’ roll e heavy metal? Tudo! Pois pipocam nos quatro cantos do planeta bandas formadas por irmãos. Uns grupos dão super certo, com a parceria e a amizade entre os irmãos se consolidando a cada dia. No entanto, há uma parcela que briga feio e coloca em risco a festa de natal na casa dos avós e, claro, a continuidade de uma parceria musical.
Nas linhas abaixo, você poderá relembrar algumas bandas formadas por irmãos onde a briga fora uma constante, o que levou, invariavelmente, a dissolução da cooperação e coparticipação artística.
Scorpions – Michael Schenker e Rudolf Schenker
A lendária banda de hard rock alemã fora fundada pelos irmãos e guitarristas Michael Schenker e Rudolf Schenker. A parceria entre os Schenkers durou apenas um álbum: o trabalho de estreia do grupo, Lonesome Crow (1972).
Com sete anos de diferença, os irmãos não poderiam ser mais diferentes: Michael é o caçula e fora um prodígio das seis cordas, no entanto, não deixou a fama e sucesso subir à cabeça. Rudolf, por outro lado, sempre se concentrou exatamente nas efemeridades do mundo artístico e na pompa de ser um guitar hero, porém não conseguiu tanto êxito quanto Michael.
Artisticamente, cada um seguiu seu caminho; já relação pessoal entre os dois ainda continua turbulenta.
The Black Crowes – Chris Robinson e Rich Robinson
Os irmãos Robinson mantiveram a ferro e fogo o esquema da infância, durante a vida adulta. Ou seja, tapas e pontapés marcaram presença na maioridade da dupla e, claro, no dia a dia do The Black Crowes.
Casamentos fracassados, álcool, droga, egocentrismo, crises existenciais e colapso financeiro sempre rondaram a carreira e vida dos irmãos, sendo assim, fora a tempestade perfeita para que a discórdia imperasse.
Oasis – Liam Gallagher, Noel Gallagher
O sucesso que os Gallaghers tiveram juntos com sons como Wonderwall, Don’t Look Back In Anger, Stop Crying Your Heart Out, Stand By Me e Don’t Go Away fora enorme e marcaram seu espaço na história do rock.
Tal qual o sucesso, o pega pra capar entre a dupla sempre foi colossal, com direito murros, bicudos na canela e guitarra quebrada. Os motivos vão de grana a acusações de falta de profissionalismo.
Sepultura – Max Cavalera e Iggor Cavalera
Fundado em 1984, o Sepultura, até meados da década de 1990, colecionava admiradores ao redor do planeta, devido ao incrível trabalho em álbuns Beneath the Remains (1989), Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996).
A incapacidade de lidar com o imenso sucesso, com o perigoso adendo de vozes e personas nocivas orbitando em torno do grupo, a ordem fora abalada e uma desavença entre os Cavaleras ganhou vida. O racha entre Max e Iggor durou mais de dez anos, mas, atualmente, os ‘brothers’ estão no modo ‘bestie’.
Heart – Ann Wilson e Nancy Wilson
O desentendimento entre Ann e Nancy foi recente e se deu por conta de uma grande proposta de turnê para o Heart. Ann não estava interessada em sair em turnê com os músicos que já tocavam com a banda, ela queria uma formação nova, o que era inconcebível para Nancy.
Diante do impasse, o conflito foi instaurado, o que levou a caçula sair em turnê por conta própria, usando o nome Nancy Wilson’s Heart. Ann chegou a comentar que coisas assim acontecem, mas tudo, cedo ou tarde, se acerta, e que a ‘sisters’ sempre vão se amar.