O baterista do Iron Maiden, Nicko McBrain, 70 anos, foi diagnosticado com câncer de laringe em estágio 1 em 2020, mas preferiu manter o diagnóstico e o tratamento da doença em segredo. O músico passou por um exame de endoscopia, já que estava sentindo mudanças em sua voz, e fora quando recebeu o diagnóstico da doença; depois foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor e vem fazendo tratamento, desde então.
McBrain falou brevemente ao site da University Of Miami Health System e comentou sobre os sintomas da doença, o que o levou, claro, a buscar ajuda médica. Nicko disse: “Quando toco bateria com a banda, eu meio que grito e berro bastante enquanto toco, assim como um judoca batendo no tatame. Mas percebi, mesmo sem nenhum resfriado ou qualquer sintoma de doença, que estava sentindo muito pigarro e dificuldade para falar. Então, procurei um médico”.
O baterista completou falando sobre a identificação da doença e aconselhando os fãs para que busque ajuda médica em qualquer diferença notada no corpo. “Recebi o diagnóstico do câncer em uma parte das cordas vocais. Então, recomendo que qualquer pessoa que sinta que há algo diferente em sua voz faça um exame. Não adie. Foi muito bom para mim, pois peguei a doença no estágio 1”.
After Successful Surgery at #SylvesterCancer, @IronMaiden’s Drummer Nicko McBrain Sends Message Not to Ignore Persistent Vocal Problems. His story: https://t.co/Hn8rXrVQwQ#nickomcbrain #ironmaiden #CancerAwareness #cancersurvivor
— Sylvester Comprehensive Cancer Center (@SylvesterCancer) September 20, 2021
Nicko McBrain não foi o primeiro integrante do Iron Maiden a lutar e vencer um câncer, o vocalista Bruce Dickinson, no final de 2014, foi diagnosticado com câncer na garganta e língua. Depois de um doloroso tratamento de radioterapia e quimioterapia, o cantor recebeu alta em maio de 2015.