Matt Bellamy, vocalista e guitarrista do Muse, falou sobre as influências mais pesadas que aparecem no álbum mais recente da banda, intitulado Will Of The People, em entrevista à revista Classic Rock.
Sobre ser influenciado por bandas como Iron Maiden, o músico disse: “O metal sempre esteve presente para nós”. E continuou: “Quando estávamos crescendo, ouvíamos bandas como Iron Maiden. E embora nos conectássemos mais com Nirvana, Rage Against The Machine e Smashing Pumpkins, sempre tivemos esse amor pelo metal dos anos 80. O Metallica também foi importante para nós, mas o Iron Maiden é uma banda britânica e também parecia um pouco mais punk rock de certa forma”.
“A música ‘Phantom Of The Opera’ [do álbum de estreia do Iron Maiden] não parece tão encorpada ou abertamente clássica quanto outras músicas de metal. Tem algo bastante raivoso e assustador nisso. É por isso que o Maiden é uma banda que sempre admiramos”, acrescentou.
Bellamy também falou sobre sua admiração pelo guitarrista sueco Yngwie Malmsteen durante a entrevista. “Yngwie foi uma daquelas pessoas que conheci no início dos anos 90, quando comecei a tocar”, explicou. “Claramente naquela época, eu pensei que havia uma chance! Depois de um tempo, percebi que simplesmente não conseguia chegar onde ele estava e meio que me desviei para outros estilos. Então comecei a ouvir músicos como Hendrix e Cobain e pensei: ‘Sabe de uma coisa? Eu posso fazer o caos. Eu não posso fazer essa precisão técnica inacreditável, mas o que eu posso fazer é criar uma bagunça'”.
E concluiu: “Então eu segui o caminho do barulho, caos e carnificina…. e pequenos elementos das outras coisas ficaram comigo”.
O Muse já tem 20 apresentações programadas na América do Norte para 2023, com o apoio do Evanescence, e no Reino Unido no segundo semestre do próximo ano, com apoio do Royal Blood.