“Mixagem de Born Again me desapontou demais, joguei o disco fora pela janela do carro”, diz Ian Gillan

Em um bate-papo com a rádio espanhola, RockFM, o frontman do Deep Purple, Ian Gillan, de 77 anos, comentou que ficou muito desapontado com a mixagem final de Born Again, décimo primeiro trabalho de estúdio do Black Sabbath, que é o único álbum da banda a contar com os vocais de Gillan.

O disco, que fora lançado em agosto de 1983, possui, de acordo com o cantor, uma péssima mixagem, com som de baixo muito alto. O músico chegou a brincar que o som do álbum é tão ruim que o fez jogar sua cópia do trabalho pela janela do carro.

“Eu não quebrei o disco, mas o joguei pela janela do meu carro”, disse o cantor em tom debochado. “Fiquei muito desapontado com o trabalho”, acrescentou. “Eu não tinha a mesma mentalidade dos caras do Black Sabbath, o que era ótimo, então, tive um ano fantástico e bem insano”, pontuou.

“Mas quando terminamos as mixagens de Born Again, que soa fantástico apenas em uma fita cassete, e ouvimos o resultado final do trabalho, achei o som do baixo muito alto, como se fosse um estrondo. Isso inviabilizou que o disco fosse tocado nas rádios dos Estados Unidos”, explicou.

“Fiquei desapontado com a mixagem final. Não sei o que aconteceu entre o estúdio e a fábrica, mas algo aconteceu, e foi uma grande decepção. Mas eu curto algumas músicas do disco como Trashed, que é uma das minhas favoritas de rock n’ roll”, completou.

“No final das conta, fiquei no Black Sabbath por um ano e cantei canções de Ozzy Osbourne, bem como as canções do Born Again. Mas nunca me senti bem fazendo isso. Eu conseguia cantar as canções bem, mas não soava como Ozzy, então, algo estava errado”, concluiu.

Born Again, que contou com Ian Gillan (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo), Bill Ward (bateria) e Geoff Nicholls (teclado), foi lançado em 7 de agosto de 1983 e chegou a atingir o 4° lugar das paradas britânicas e 39° nos charts dos Estados Unidos, no entanto, por conta da qualidade de som, as vendas do disco amargaram forte queda no mercado nos meses seguintes ao seu lançamento. A turnê do trabalho também fora bem complicada, com grande parcela dos fãs não aceitando o vocal de Ian Gillan.

No final da curta turnê de divulgação do álbum, a parceria entre Black Sabbath e Ian Gillan azedou e chegou ao fim, com o vocalista voltando a se reunir com o Deep Purple e o Tony Iommi seguindo sua carreira com o disco Seventh Star (1986).

Utilize o player abaixo para curtir o Born Again:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)