Roger Waters: ‘Estou em uma lista de mortes da Ucrânia’

Após ter shows cancelados na Polônia por criticar Ucrânia, Roger Waters afirmou como está em uma espécie de lista ucraniana de morte, segundo informações da Rolling Stone EUA. O icônico cantor é conhecido pelas manifestações políticas: é defensor de uma Palestina livre e Black Lives Matter, além de se posicionar contra nomes da direita, como Jair Bolsonaro, o húngaro Viktor Orbán e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante entrevista à Rolling Stone EUA, Waters falou sobre a polêmica que se envolveu com o país europeu. “Talvez… não se esqueça, estou em uma lista de mortes apoiada pelo governo ucraniano. Eu estou na po*** da lista, e eles mataram pessoas recentemente,” alegou. “Mas quando eles te matam, eles escrevem ‘liquidado’ na sua foto. Bem, eu sou uma daquelas malditas fotos.”

“E quando leio coisas, que tenho feito em blogs e coisas assim, me criticando pelo meu… eu sempre vou olhar e ver de onde veio. E é incrível quantas vezes quando eu fiz a procura e achei, é da, da, da.ukraine.org”.

Como James Ball, repórter da Rolling Stone EUA, escreveu, a afirmação de Roger Waters não é verdadeira, mas também não é completamente falsa. Existe uma lista mantida por uma organização de extrema-direita ucraniana que contém centenas de milhares de inimigos da Ucrânia, desde supostos membros da companhia militar privada Wagner até jornalistas acusados ​​de cooperar com governos fantoches na região de Donbas.

O site, o qual foi amplamente criticado internacionalmente (mas vale lembrar como não derrubado pelo próprio governo ucraniano) afirma não ser uma lista de morte, mas sim “informações para autoridades policiais e serviços especiais”.

Fonte: Rolling Stone Brasil

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)