É falsa a informação de que o canal Multishow deixou de transmitir o momento em que o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, segura a bandeira do Brasil durante show no Rock in Rio 2022, como afirma uma publicação com mais mil curtidas e 400 compartilhamentos no Facebook.
A postagem feita em uma página bolsonarista insinua falsamente que o momento não foi exibido na TV porque o público teria entoado gritos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) quando viu a bandeira. O show, no entanto, foi transmitido ao vivo e na íntegra pelo Multishow e pelo aplicativo Globoplay.
O que diz a publicação? A postagem traz uma fotografia da cena em que o vocalista Bruce Dickinson segura a bandeira brasileira durante a apresentação da música “The Trooper”, no primeiro dia do festival. O texto que acompanha a imagem afirma que o grupo inglês fez uma “linda homenagem” ao Brasil e que o público respondeu ao ato com gritos de “mito”.
“Enquanto alguns artistas decadentes brasileiros pisoteiam a nossa bandeira, o vocalista da maior banda de Rock do mundo, o Iron Maiden fez uma linda homenagem ao nosso Brasil levantando a nossa bandeira no palco e o público do Rock in Rio 2022, foram a loucura gritando o nome de Mito, Mito, Mito” (sic), diz o texto.
A primeira frase faz referência à cantora Bebel Gilberto, que pisoteou a bandeira brasileira ao se apresentar em um show nos Estados Unidos, e se desculpou depois.
Em seguida, o texto continua com um parágrafo sobre a transmissão do evento. “Porém, a tv lixo que transmitiu o evento escondeu essa parte do show e não consegui achar em nenhum lugar na internet e em nenhum site de notícias, mas com certeza alguém gravou o show e logo estará disponível esse momento épico”, finaliza a publicação.
O que realmente aconteceu? Ao contrário do que afirma o texto, a cena foi exibida ao vivo no canal Multishow. Vídeos gravados por espectadores que assistiam ao show em casa (1 e 2) mostram que a transmissão registrou o momento em que o vocalista segurou a bandeira.
No canto direito da tela é possível ver a hashtag #IronMaidennoMultishow, e no canto esquerdo aparece o logo do canal.
Além disso, a publicação engana ao dizer que a plateia do show “foi à loucura” e entoou gritos de apoio ao presidente ao ver a bandeira brasileira nas mãos do vocalista. Em vídeos gravados pelo público no momento da cena, e que estão disponíveis na internet (1 e 2), não é possível identificar uma resposta em massa de bolsonaristas neste momento.
Uma reportagem da Folha de S. Paulo publicada após a apresentação cita que ao longo do show foram registrados tanto gritos de apoio ao presidente, como “mito”, quanto gritos contrários a ele, como “Fora Bolsonaro”.
A imagem do vocalista Bruce Dickinson segurando a bandeira brasileira também foi usada em outras publicações bolsonaristas para afirmar que o cantor e a banda apoiam o presidente.
As postagens no Facebook e Twitter afirmam, falsamente, que o músico teria declarado apoio e até entoado o coro de “mito”.
Não há, no entanto, nenhuma notícia de que o grupo inglês, ou seu vocalista, tenham declarado apoio a Bolsonaro no Rock in Rio. A informação já foi desmentida pela AFP Checamos.
Por Jessica Bernardo
Fonte: UOL