Ratos de Porão: “Eu era um bolsominion, um escroto e homofóbico”, diz João Gordo

Em entrevista ao jornalista Silvio Essinger, do O Globo, o vocalista do Ratos de Porão, João Gordo, fez uma análise crítica a sua personalidade de outrora e afirmou que anos atrás poderia ser considerado um legítimo Bolsominion, que é uma expressão depreciativa usada para se referir às pessoas que seguem e apoiam o Presidente Jair Bolsonaro.

“Os tempos mudaram”, disse João. “Estou tentando sempre me tornar uma pessoa melhor. Há uns 20 anos, eu era um bolsominion! Eu era escroto, homofóbico”, pontuou. “Hoje sou um ser humano em construção e um filho da puta em desconstrução”, completou.

Já sobre o novo álbum do Ratos de Porão, Necropolítica, João comentou: “Tinha 12 músicas para eu fazer a letra, e eu pensei: ‘Caralho, tem a maior distopia, negacionismo, fascismo, nazismo e racismo em torno de mim’, e o disco ficou parecendo uma opereta, cada música tem a ver com a outra, e por isso se chama Necropolítica. Ele saiu e chocou muita gente, mas está rolando, e isso é o principal”.

A entrevista completa está disponível neste link.

Após 8 anos sem material inédito, o Ratos de Porão lançou em maio deste ano via Shinigami Records seu novo álbum de estúdio, o décimo terceiro de sua carreira, o já citado Necropolítica. E como não poderia ser de outra maneira, o disco traz várias críticas sociais que se centram especialmente no termo cunhado em 2003 pelo filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe e que dá título ao sucessor de Século Sinistro, de 2014.

Atualmente, o Ratos de Porão é formado por João Gordo, Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria), e comemorou 40 anos de carreira em 2021 e continua sendo reconhecida internacionalmente como uma referência do punk/hardcore.

Track listing de Necropolítica:

1. Alerta Antifacista
2. Aglomeração
3. Passa Pano Pra Elite
4. Necropolítica
5. Guilhotinado em Cristo
6. O Vira Lata
7. G.D.O
8. Bostanágua
9. Intubado
10. Neo Nazi Gratiluz

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)