Em recente entrevista à radialista Lana Morgan, da 102.9 The Hog Radio Station, de Wisconsin, Estados Unidos, o baterista do Iron Maiden, Nicko McBrain, afirmou com todas as letras que adorou a estratégia de lançamento do mais novo álbum de estúdio da Donzela de Ferro, Senjutsu. Segundo Nicko, a ideia do Belshazzar’s Feast foi sensacional, além disso, o baterista enfatizou a forma tranquila de trabalho dentro do Maiden.
“Com o lançamento de The Writing Of The Wall’ [primeiro single do disco], a diretora de planejamento, Sarah Philp [nova chefe de comunicação da empresa do Maiden, Phantom Music Management] veio com a ideia”, comentou McBrain.
“Ela trabalhou duro com sua equipe, Bruce [Dickinson, vocal], Rod [Smallwood, empresário do grupo] e Steve [Harris, baixo]. O resto de nós não estava muito por dentro desse trabalho, já que deixamos para Steve e toda a nossa equipe de empresariamento cuidar dessas questões. Só os principais assuntos são debatidos por todo mundo da banda. Steve cuida de todas as outras coisas”, explicou.
“Aquela estratégia com os flyers e ‘easter eggs’ foi ótima! As pessoas se tornaram o Sherlock Holmes para descobrir o significado do Belshazzar’s Feast, Trabalhamos por dois anos para fazer tudo acontecer na hora em que o álbum fosse lançado”, acrescentou Nicko.
“Nada foi apressado, o que foi uma coisa boa neste álbum. Com a pandemia, tivemos que ficar em casa e trabalhando remotamente. E é claro que o pessoal que trabalhou na divulgação do disco foi obrigado a trabalhar via Zoom. E essa foi a única coisa boa dessa pandemia: poder trabalhar remotamente”, concluiu.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida no player abaixo:
Vale lembrar que o Belshazzar’s Feast fora uma ação promocional do Maiden protagonizada pelo vocalista Bruce Dickinson, onde o cantor convidava, via pequenos vídeos divulgados nas redes sociais, para um compromisso imperdível no dia 15 de julho. No primeiro teaser, Dickinson disse: “15 de julho. Chova ou faça sol. Céu ou inferno. Homem ou besta. Você está convidado para a festa de Belshazzar. Mas sua mãe não pode vir”.
Já no segundo e último teaser, o mascote Eddie tira um pôster do Belshazzar’s Feast da parede, na qual revela as letras WOTW, o acrônimo de Writing On The Wall, primeiro single do Senjutsu, The Writing on the Wall, que foi lançado, claro, no dia 15 de julho de 2021.
Depois desta ação, as redes sociais da banda postou as capas dos álbuns de estúdio da banda com uma sutil diferença, ou seja, do disco Iron Maiden (1980) até Dance of Death (2003), as capas ganharam algum símbolo a ver com o lançamento da música The Writing on The Wall, como o acrônimo WOTW e o castelo presente no flyer do Belshazzar’s Feast.
Já as artes dos álbuns A Matter of Life and Death (2006), The Final Frontier (2010) e Book of Souls (2015) tiveram a inclusão de pistas que remetem ao número 17, remetendo ao décimo sétimo trabalho de estúdio do grupo estava a caminho.
Senjutsu foi lançado em 3 de setembro de 2021 via BMG. O disco está disponível em vários formatos como 2CD Digipak, Deluxe 2CD Book, 3LP de 180g, Super Deluxe Boxset, com CD, Blu-Ray e memorabilia exclusiva e digital.
O novo trabalho do grupo, que conta com 82 minutos de música, sendo assim, um trabalho duplo como o seu antecessor The Book Of Souls (2015), contou com a produção de Kevin Shirley, já a capa foi concebida por Mark Wilkinson (Judas Priest, Marillion).
Track listing de Senjutsu:
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19