No início da década de 1990, existiu uma rincha entre as bandas Guns N’ Roses e Nirvana. Enquanto o grupo de Axl Rose lançava o álbum duplo de sucesso Use Your Ilusion I e II, o de Kurt Cobain conquistava os jovens com o disco Nevermind dando início ao movimento grunge. E, no meio dessa briga houve uma vítima involuntária: Elton John.
Tudo começou quando Axl Rose convidou o Nirvana para tocar em sua festa de aniversário, e a banda de Seattle recusou. Depois, o grupo de Kurt Cobain rejeitou uma proposta para sair em turnê com o Guns N’ Roses, de acordo com a Rolling Stone EUA. Com isso, os insultos entre os artistas começaram a ser trocados através da mídia – vale ressaltar que naquela época redes sociais era coisa de filme de ficção científica.
Foi então que Elton John entrou na história. Na premiação da MTV Awards, em 1992, tanto o Nirvana quanto o Guns N’ Roses se apresentaram no evento. O grupo de Seattle tocou primeiro executando a música “Lithium” e, ao sair do palco, Kurt Cobain avistou dois pianos. Supondo que os instrumentos deveriam ser de Axl Rose, ele começou a cuspir nas teclas de um dos pianos.
No entanto, o piano que foi alvo dos cuspes de Kurt Cobain era o de Elton John, e não o de Axl Rose. Durante o evento, a apresentação do Guns N’ Roses – que teve participação de Elton John – ocorreu perfeitamente, mas, segundo informa o site Louder Sound, Kurt Cobain ficou arrependido ao saber que cuspiu no piano errado.
Assista abaixo as performances de Nirvana e do Guns N’ Roses com Elton John no Video Music Awards de 1992. As informações são do site Grunge.
https://youtu.be/DwL0hWRQA34
Fonte: Rolling Stone Brasil