O Iron Maiden publicou recentemente um vídeo em seu canal oficial no YouTube em que o vocalista Bruce Dickinson fala sobre o novo álbum, o 17º trabalho de estúdio da banda, intitulado Senjutsu, que será lançado no dia 03 de setembro.
Agora foi a vez do guitarrista Adrian Smith falar um pouquinho sobre Senjutsu. No vídeo, Adrian explicou seu processo de criação e analisou brevemente as canções que compôs para o álbum.
“Geralmente, eu parto de uma ideia musical bem básica ou de um título de música, por exemplo. The Writing On The Wall [primeiro single do disco] foi exatamente assim. Vale dizer que esse nome é uma expressão que significa que algo ruim irá acontecer”, disse Adrian.
“Eu toquei a música para o Bruce [Dickinson – vocal], e ele curtiu muito. Com isso, finalizamos a canção juntos, e ele criou todo o conceito da letra em cima do título da música. É uma música simples de tocar, mas não foi fácil gravá-la do jeito certo, não foi fácil atingir o clima e o som compatível com a canção”, explicou o guitarrista.
“Já Days Of Future Past, eu tinha esse título na minha cabeça, mas não vinha nada para parte instrumental, embora seja um ótimo título para a música. Bruce e eu também desenvolvemos juntos essa canção. Como disse, eu sempre chego para ele com algum título ou com alguma melodia, então, partimos desse ponto”, acrescentou.
“Darkest Hour é uma balada meio atmosférica, e eu também tinha esse título há anos. Nome inspirado no filme do mesmo nome [no Brasil o longa ganhou o título de O Destino de Uma Nação], que conta a história do Primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Bruce também conhecia a história, aí fizemos juntos”, completou Smith.
“A faixa-título, Senjutsu, foi inspirada naquelas baterias japonesas [Taiko] e mantém uma pegada bem dramática, a música tem um quê bem fluido, além disso, é bem épica e atmosférica. É uma ótima canção”, finalizou.
Senjutsu estará disponível em vários formatos como 2CD Digipak, Deluxe 2CD Book, 3LP de 180g, Super Deluxe Boxset, com CD, Blu-Ray e memorabilia exclusiva e digital.
O novo trabalho de estúdio do grupo, que contará com 82 minutos de música, sendo assim, um trabalho duplo como o seu antecessor The Book Of Souls (2015), contou com a produção de Kevin Shirley, já a capa foi concebida por Mark Wilkinson (Judas Priest, Marillion).
Track listing de Senjutsu:
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19