Falta bem pouco para que o novo álbum do Iron Maiden, o décimo sétimo de sua carreira, intitulado Senjutsu, seja lançado mundialmente [a saber: o trabalho sai no dia 03 de setembro].
Senjutsu estará disponível em vários formatos como 2CD Digipak, Deluxe 2CD Book, 3LP de 180g, Super Deluxe Boxset, com CD, Blu-Ray e memorabilia exclusiva e digital.
E para aguçar ainda mais a ansiedade do público, o site BraveWord elencou 17 fatos e curiosidades sobre o novo álbum e a Donzela de Ferro.
1. Com o Senjutsu, o Maiden terá lançado álbuns em seis décadas diferentes: anos 70, 80, 90, 00, 10 e 20. Se considerarmos, claro, um dos seguintes fatores:
A. Culturalmente, dizemos “anos oitenta” ou “anos vinte”. Em outras palavras, as pessoas comumente pensam em uma década da seguinte forma: 1970 a 1979; 1980 a 1989 e assim por diante. No entanto, o calendário gregoriano de hoje conta décadas começando no primeiro ano 1 E.C. [Era Comum]. O calendário gregoriano vai de 1 A.E.C. [Antes da Era Comum] a 1 dC [Depois de Cristo], ou seja, não há ano zero. Então, nesse caso, 1981 foi tecnicamente o início da nova década, e o álbum de estreia da banda foi lançado em 1980
B. Consideramos The Soundhouse Tapes como um álbum, com três das quatro canções originais que constavam na fita demo Spaceward que fora gravada no dia 31 de dezembro de 1978. Vale dizer que apenas 5.000 cópias de The Soundhouse Tapes foram feitas e elas se tornaram o Santo Graal para os colecionadores do Iron Maiden.
2. Contabilizando este álbum, Janick Gers terá lançado 10 álbuns de estúdio com a banda, sendo assim, cada membro da formação atual terá pelo menos 10 álbuns do Iron Maiden em seus currículos.
3. Senjutsu continua a trajetória desta formação ser a mais duradoura, com seis lançamentos. A segunda formação mais duradoura é a tida como a “clássica” com Steve Harris (baixo), Bruce Dckinson (vocal), Adrian Smith (guitarra), Nicko McBrain (bateria) e Dave Murray (guitarra), com quatro álbuns: Piece Of Mind (1983), Powerslave (1984), Somewhere In Time (1987) e Seventh Son Of A Seventh Son (1988).
4. Senjutsu será o segundo álbum duplo de estúdio do Iron Maiden e marca a primeira vez em que a banda lança dois álbuns duplos consecutivos.
5. Senjutsu será o primeiro álbum de estúdio do Iron Maiden onde o título do álbum não está em inglês. Considerando o disco ao vivo En Vivo, será a segunda vez do grupo com um título não escrito em inglês.
6. Senjutsu será a primeira vez que um álbum do Iron Maiden terá 3 músicas consecutivas com 10 minutos ou mais de duração. Será também o terceiro álbum gravado Guillaume Tell Studios – os outros dois discos foram The Book Of Souls e Brave New World.
7. Senjutsu será a segunda vez em que o Iron Maiden usará a cultura japonesa como pano de fundo para a arte da capa. A primeira vez aconteceu há 40 anos, com o trabalho Maiden Japan. Nota: Embora não fosse um single, o conceito de samurai também foi abordado na música Sun And Steel, do álbum Piece Of Mind.
8. Senjutsu será o primeiro álbum do Iron Maiden a ter a mesma data de lançamento de outro álbum: Powerslave, lançado em 3 de setembro de 1984. Também será o quinto álbum do Iron Maiden a ser lançado no mês de setembro. Além de Powerslave, os outros são: Somewhere In Time (29 de setembro de 1986); Dance Of Death (8 de setembro de 2003) e The Book Of Souls (4 de setembro de 2015).
9. Senjutsu será o primeiro álbum em 26 anos em que Dave Murray não contribuirá com nenhuma música. A última vez que isso aconteceu foi no The X Factor (1995).
10. Senjutsu será o primeiro álbum em 23 anos em que Steve Harris escreveu quatro canções sozinho. A última vez que isso aconteceu foi para o Virtual X (1998).
11. Senjutsu será a 11ª vez onde o título do álbum é o nome de uma das canções. Os outros foram: Iron Maiden, Killers, The Number Of The Beast, Powerslave, Seventh Son Of A Seventh Son, Fear Of The Dark, No Prayer For The Dying, Brave New World, Dance Of Death, and The Book Of Souls. Outra curiosidade em relação às faixas-título e nomes dos álbuns é o fato de Senjutsu ser o primeiro álbum do grupo com a faixa-título abrindo o trabalho. Caught Somewhere in Time e Satellite 15… The Final Frontier chegaram perto, mas…
12. Senjutsu marca o maior tempo entre dois álbuns de estúdio do Iron Maiden: seis anos. Em relação aos seus antecessores, A Matter Of Life And Death levou três anos para ser lançado; The Final Frontier quatro anos e The Book Of Souls cinco anos.
13. Com a confirmação de que a banda tocará duas músicas do próximo álbum nas datas restantes da turnê Legacy Of The Beast, com isso marca a segunda vez em que uma nova música é introduzida no repertório antes da turnê promocional do próprio álbum. Anteriormente, Wildest Dreams foi tocada durante a turnê Give Me Ed Til Im Dead, ou seja, turnê que não era em divulgação a Dance Of Death.
14. Senjutsu é a segunda vez consecutiva em que a banda usa seu logotipo original na capa, ao contrário daquele cortado usado entre Virtual XI e The Final Frontier.
15. Este é o sexto álbum consecutivo produzido por Kevin Shirley. Martin Birch continua sendo o produtor com mais álbuns do Iron Maiden em seu currículo, com um total de oito álbuns (de Killers a Fear Of The Dark).
16. Mark Wilkinson, conhecido por seu trabalho com o Marillion e Judas Priest, fez a capa de Senjutsu, além de outros trabalhos como Book Of Souls, Best of the B’ Sides e Live At Donnington.
17. Hell On Earth, música de Senjutsu, será a primeira canção na discografia da banda com a palavra “hell” no título.
E por falar em Senjutsu, o Iron Maiden irá comemorar o lançamento do álbum com produtos exclusivos para seus fãs em parceria com a rede de supermercados Asda, do Reino Unido. As lojas terão um display com o novo álbum, uma edição limitada da cerveja Trooper’s Sun & Steel e uma camiseta com o mascote da banda, Eddie.
“O Iron Maiden é uma instituição britânica incrível e a melhor em seu campo, então é realmente empolgante para nós podermos recompensar sua legião de fãs com alguns produtos fantásticos pelo lançamento de seu novo álbum tão aguardado, Senjutsu, em 03 de setembro”, diz Andrew Thompson, gerente sênior de entretenimento da Asda.
Derek Allen, comercial SVP da Warner Music, adiciona: “Existem poucas bandas no mundo que podem fornecer uma variedade de produtos que sua base de fãs adora e estamos muito satisfeitos que a Asda respeite a música o suficiente para fazer parceria conosco em vários setores. Todo lançamento de um álbum de estúdio do Maiden é um evento e seus fãs apoiam isso como nenhum outro. Esta parceria oferece algo para todos em um só lugar.”
Track listing de Senjutsu:
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19