A parceria entre Blaze Bayley e o Iron Maiden foi entre os anos de 1994 e 1999, rendendo dois álbuns de estúdio: The X Factor (1995) e Virtual XI (1998) – além da coletânea Best of the Beast, lançada em 1996.
Já no começo de 1999, Blaze deixou o Maiden, seguindo em carreira solo, tendo na discografia álbuns seminais como Silicon Messiah (2000) e Tenth Dimension (2002).
Em recente entrevista à revista britânica Metal Hammer, Blaze revelou o motivo de sua demissão do Iron Maiden, que, segundo ele, aconteceu pelo fato da banda, na época, precisar de um acontecimento grande para chamar atenção do público e mídia.
“O Black Sabbath se reuniu, assim como o Deep Purple, então, se quisessem que as pessoas voltassem a se interessar pela banda, um novo álbum não seria suficiente, com isso, Bruce voltou e o Maiden estava de volta. Era um assunto que os fãs iriam falar e as gravadoras iriam divulgar”, comentou Blaze.
“Em uma reunião, eles me falaram: ‘Desculpa, Blaze, mas é isso que está acontecendo’. Além disso, Steve e eu conversamos em particular. Ele realmente achava que eu tinha um futuro na música, assim como o empresário. Eles me apoiaram muito”, completou o vocalista.
A entrevista completa (em inglês) com Blaze Bayley pode ser conferida aqui.
O trabalho de estúdio mais recente de Blaze Bayley, o décimo primeiro de sua carreira, intitulado War Within Me, saiu em abril deste ano. O álbum está disponível em seis configurações diferentes, incluindo CD, Vinil e Deluxe Fanpack.
As canções de War Within Me foram compostas e produzidas por Blaze Bayley e Christopher Appleton, já a masterização ficou na responsabilidade de Ade Emsley e a arte da capa contou com o trabalho do artista Akirant Illustration.
Track listing de War Within Me:
“War Within Me”
“303”
“Warrior”
“Pull Yourself Up”
“Witches Night”
“18 Flights”
“The Dream Of Alan Turing”
“The Power Of Nikola Tesla”
“The Unstoppable Stephen Hawking”
“Every Storm Ends”