O riff de Jimmy Page na música Whole Lotta Love, do Led Zeppelin, foi eleito o melhor riff de todos os tempos pelos leitores das revistas Total Guitar e Guitar World.
O clássico do Zeppelin ganhou de riffs de músicas como Crazy Train (Ozzy Osbourne), Back In Black (AC/DC) e Smoke On The Water (Deep Purple).
“Em 1969, o ano em que Neil Armstrong pisou pela primeira vez na lua, Jimmy Page lançou seu próprio grande salto para a humanidade”, disse a Total Guitar na sua edição de julho de 2021.
E continuou: “A guitarra de ‘Whole Lotta Love’ levou apenas 2,7 segundos para tocar, mas imediatamente projetou a música para outra década. Enquanto todos os outros ainda tocavam os anos 60, Zeppelin agora tocava os anos 70. Não foi o primeiro grande riff, mas foi o que o definiu. É por isso que os riffs se tornaram centrais, a razão pela qual as bandas procuram o gancho de guitarra que pode impulsionar uma música inteira – ou até mesmo uma carreira inteira”.
Confira abaixo os 10 melhores riffs de todos os tempos segundo os leitores das revistas Total Guitar e Guitar World:
01. Whole Lotta Love (Led Zeppelin)
02. Crazy Train (Ozzy Osbourne)
03. Back In Black (AC/DC)
04. Smoke On The Water (Deep Purple)
05. Ain’t Talkin’ ‘Bout Love (Van Halen)
06. Enter Sandman (Metallica)
07. Iron Man (Black Sabbath)
08. Walk (Pantera)
09. La Grange (ZZ Top)
10. Purple Haze (Jimi Hendrix)
Outros riffs que apareceram na lista incluem Smells Like Teen Spirit (Nirvana), Killing In The Name (Rage Against The Machine) e Psychosocial (Slipknot).