Em nova entrevista ao site Spin conduzida pela jornalista Katherine Turman, o guitarrista Tony Iommi falou, dentre inúmeros assuntos, sobre o vocalista Ronnie Jame Dio, afirmando que conhecia o trabalho de Dio no Rainbow, mas nunca havia imaginado estar numa banda com o gigante baixinho.
“Eu não conhecia ele antes! Mas é claro que já tinha ouvido falar dele com o Rainbow. Eu pensei: ‘Deus, ele é um vocalista maravilhoso’. Mas nunca pensei, nem por um minuto, que acabaria numa banda com ele. Ela [Sharon Osbourne] que me apresentou a ele numa festa”, relembrou Tony.
A repórter foi além e perguntou ao guitarrista se Sharon Osbourne o tinha apresentado a Ronnie com a intenção deles tocarem junto. Iommi respondeu o seguinte:
“Nós estávamos parando um pouco por causa da situação [abusos de Ozzy], então, mencionei a ideia de fazer algo solo, como um projeto diferente. Ronnie estava interessado nisso. Aí, quando Ozzy já não estava mais na banda, eu liguei para o Ronnie e disse: ‘você quer vir aqui pra gente fazer um som’? Ele veio, mas a ideia era apenas fazer uma jam, na verdade. Tocamos e ficamos impressionados com o que ele fez. E ele também gostou do que fizemos. Então, nós meio que partimos daí”.
A entrevista completa (em inglês) está disponível aqui.
Vale lembrar que Dio se juntou ao Black Sabbath pela primeira vez no ano de 1979, deixando o posto em 1982. Dez anos depois, em 1992, Dio retornou à banda por um curto período de tempo, rendendo apenas um disco de estúdio, o Dehumanizer.
Dio e Tony Iommi voltaram a trabalhar juntos em 2006, onde gravaram três canções inéditas para a coletânea Black Sabbath: The Dio Years. O trabalho deu tanto certo que rendeu uma turnê em 2007, o que ajudou na edificação da banda Heaven And Hell e, consequentemente, no lançamento do disco The Devil You Know, em 2009.