A banda italiana Lacuna Coil se apresentaria no Alcatraz-Milano, em Milão, no último sábado, 27, com a promessa do show ser transmitido via redes sociais. No entanto, para a surpresa do público, a banda entrou no palco e ficou em completo silêncio sem nenhuma explicação aos fãs.
Agora, os membros do grupo emitiram uma nota onde explicam aos fãs a intenção do ato, que é uma tentativa de chamar atenção do público em relação ao futuro incerto das casas de show italianas, que estão fechadas há um ano devido a pandemia do novo Coronavírus.
“Você esperava ver um show ao vivo enquanto estávamos em silêncio”, comentou a banda em nota. “Não é uma piada de mau gosto. Esta é a situação das casas de shows na Itália, lugares onde conhecemos muitos de vocês”, disse.
“É com este gosto amargo na boca que pedimos o seu apoio para eles. Um show ao vivo sem música não é um show ao vivo. Uma silenciosa casa de shows não é uma casa de shows”, enfatizou a banda.
“Obrigado por fazer parte disso, pelo apoio e por estar presente neste momento, que espero que seja um momento de mudança. De agora em diante, só queremos falar sobre o próximo show ao vivo. Obrigado”, concluiu o grupo.
O ato, que levou o nome de Concerto L’Ultimo? (O Último Show), foi organizado por importantes entidades culturais da cena italiana como KeepOn Live, Arci, Assomusica e Live DMA, que estimam uma perda de 300 mil postos de trabalho relacionados, claro, à cena musical.
Em nota, os organizadores do ato disseram: “Quando será o último show? Séria que já aconteceu? Casas de shows carregam em seus ombros o peso de estarem fechadas há um ano.
Apesar do enorme papel que estes espaços desempenham em relação a criação, divulgação e disseminação da cultura e do seu indiscutível valor social, pode-se dizer que foram quase ignorados pelos inúmeros decretos que se sucederam nos últimos meses.
As medidas mencionaram cinemas e teatros em termos de entretenimento, mas não dedicaram a devida atenção a essas realidades que correm o risco de desaparecer”.
Ver essa foto no Instagram