O sexto álbum de Steven Wilson The Future Bites foi lançado nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro 2021, via TFB.com/Caroline International.
The Future Bites explora as maneiras com que o cérebro humano evoluiu na era da internet. Enquanto um dos Top 3 álbuns de 2017, To the Bone enfrentava a (então) emergente questão global das fake news, The Future Bites coloca o ouvinte no centro de um mundo de vícios do século 21.
É um lugar onde experimentos públicos com a tecnologia crescente nas nossas vidas acontecem constantemente: onde cliques e tiques se tornaram mais importantes do que interação humana. O disco é menos uma visão sombria de uma distopia que se aproxima e mais uma leitura curiosa e lúdica de um mundo que se tornou ainda mais estranho e separado pelos acontecimentos de 2020.
Musicalmente, The Future Bites brilha positivamente. Ao longo do álbum, há faixas que lidam com lindos eletrônicos distorcidos pela intervenção humana (King Ghost) e acústicos incríveis que atingem a estratosfera (12 Things I Forgot); um tratado de dez minutos sobre as alegrias da oniomania apresentado por Elton John em um redemoinho ao estilo de Moroder (Personal Shopper) e um groove Motorik guiado pelo baixo que mergulha no tema de click baits e radicalização online (Follower).
A nova gravação para o álbum, Count of Unease, é um final belamente lamentoso que flutua em uma mistura de piano e som ambiente. Juntas, as nove faixas formam o trabalho mais consistente e brilhante de Steven até hoje. O álbum foi gravado em Londres e co-produzido por David Kosten (Bat For Lashes, Everything Everything) e Steven Wilson.
O site The Future Bites abre uma porta para um mundo maravilhoso de poder de compra, um lugar onde tudo é comercializável e nada é muito aleatório ou idiota para ser considerado valioso.
Inspirado por artefatos notáveis do século 21 como o bloco de cerâmica de Virgil Abloh ou o Oxigênio Canadense enlatado da Vitality Air, The Future Bites website é um universo completamente imaginado para o consumidor (criado em colaboração com Baby e Crystal Spotlight <), projetado para ser acessível e viciante para qualquer pessoa, do fã casual ao colecionador hardcore.
O site oferece regularmente produtos de edição limitada – pode ser qualquer coisa, desde uma camisa com slogan a um furador de marca.
Uma edição mega exclusiva do álbum foi vendida em outubro por £10,000, e vendeu quase que instantaneamente. Todos os lucros da venda do ULTRA DELUXE MUSIC PRODUCT ON OBSOLETE MEDIA foram doados para Music Venue Trust.
Track listing de The Future Bites:
1. UNSELF
2. SELF
3. KING GHOST
4. 12 THINGS I FORGOT
5. EMINENT SLEAZE
6. PERSONAL SHOPPER
7. MAN OF THE PEOPLE
8. FOLLOWER
9. COUNT OF UNEASE
Fique atento para um incrível e único clipe feito com tecnologia do deep fake para Self (dirigido por Miles Skarin), que será lançado na segunda-feira, dia 1 de fevereiro.
Steven Wilson recentemente anunciou uma série de datas para tocar ao vivo em setembro 2021:
Qua 8 – Cardiff, St Davids Hall
Qui 9 – Sheffield, City Hall
Sáb 11 – Manchester, 02 Apollo
Dom 12 – Glasgow, Concert Hall
Seg 13 – Birmingham, Symphony Hall
Qua 15 – Portsmouth, Guildhall
Qui 16 – London, Hammersmith, Eventim Apollo
Sex 17 – Nottingham, Royal Concert Hall