Queen, Led Zeppelin, AC/DC, Rolling Stones, Deep Purple, Kiss, Metallica. Essas e outras grandes bandas do rock mundial estão no repertório da Orquestra Arte do Bem, a primeira orquestra rock do Brasil.
Sob regência e arranjos do maestro Martin Lazarov, a orquestra foi formada em 2015 e vem realizando apresentações exclusivas – quase sempre sold-out – e também alguns shows ao lado de grandes ícones do rock nacional como Titãs, Jota Quest e Skank. São cerca de 30 músicos de formação clássica – cordas, sopro, percussão – além da seção rítmica com guitarra, baixo, piano, bateria e vocal.
Quando não está nos palcos com o Higher, Gustavo Scaranelo comanda as seis cordas nas apresentações da Orquestra Arte do Bem. De acordo com o guitarrista, as diferenças entre os shows do Higher e com a orquestra vão além das óbvias.
“Tocar guitarra com a orquestra é desafiador. Muitas vezes a guitarra precisa soar como um dos instrumentos típicos de uma orquestra, e por vezes precisamos oferecer exatamente o elemento que difere a guitarra rock desses instrumentos. É muito importante saber discernir quando atuar de acordo com cada uma dessas características. Confesso que a sensação é maravilhosa e que sinto-me privilegiado por essa oportunidade. Poder tocar clássicos do rock com uma orquestra, num projeto sério e super bem produzido, é indescritível! Acredito que todo guitarrista gostaria de passar por isso um dia. Mas não posso dizer que com o Higher minhas alegrias são menores, tocar a própria criação num palco é essencial para qualquer artista”.
Todas as apresentações da Orquestra Arte do Bem são beneficentes e a renda revertida ao Centro Infantil Boldrini, entidade que atende crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.
Abaixo, trecho da memorável apresentação do último dia 12 de Junho em Campinas/SP, durante o solo de Gustavo Scaranelo em “Burn”, do Deep Purple: