A guitarra do modelo Japanese Sunburst usada por Jimi Hendrix no início dos anos 60 foi vendida no leilão da GWS Auctions por US$ 216 mil, o equivalente a um pouco mais de R$ 1,1 milhão.
O falecido guitarrista usou o instrumento depois de ser dispensado do exército em 1962 e tocou durante seu tempo em Nova York como músico na banda Isley Brothers.
De acordo com a descrição do instrumento feita pela casa de leilões, Hendrix começou a tocar essa guitarra depois que deixou Fort Campbell e foi para Clarksville, Tennessee, onde “tocou no Chitlin’ Circuit com nomes como Wilson Pickett, Slim Harpo, Sam Cooke, Ike e Tina Turner e Jackie Wilson antes de se mudar para Harlem, Nova York, no início de 1964”.
O músico deixou a guitarra com seu amigo Mike Quashie quando se mudou para Londres em 1966 e Quashie forneceu uma carta de autenticidade assinada e autenticada antes de morrer em 2019.
A guitarra estava “em boas condições” mas não tinha cordas, pois a casa de leilões queria “mantê-la em seu estado original”.