O baterista Vinny Appice (Black Sabbath, Dio, Heaven & Hell, entre outros) bateu um longo papo com o site Ultimate Guitar, onde comentou, dentre tantos assuntos, sobre o fim de sua primeira passagem pelo Black Sabbath e sobre a formação da banda Dio.
Ultimate Guitar: Depois do álbum Live Evil, por que você e Ronnie [James Dio] resolveram deixar o Black Sabbath?
Vinny: “Bem, Ronnie, Tony (Iommi, guitarra) e Geezer (Butler, baixo) não estavam mais tralhando juntos. Não musicalmente, o problema não era musical, já que a gente tocava com a mesma pegada, o que era ótimo. O problema foi nos negócios. Não comigo, pois eu era só o novato na banda. Eles não estavam se entendendo como era no começo, então, chegou ao ponto em que Ronnie…
Veja, Ronnie sempre teve um bom contrato com a Warner Bros. Enquanto o Sabbath estava excursionando ou gravando, Ronnie estava planejando fazer seu disco solo com seus amigos, e seria apenas um disco, só por diversão. Mas quando o contrato saiu, ele ficou pensando formar uma banda.
Eles não se davam bem, então, Ronnie me perguntou uma vez: ‘eu vou montar uma banda, tenho um contrato assinado. Você quer ou não se juntar a mim? A decisão é sua’. Eu tive que decidir, porque Tony queria que eu ficasse com ele. Como Ronnie morava, literalmente, a poucos quilômetros de onde eu morava, seria mais fácil para nós trabalharmos juntos.
Tony e Geezer estavam na Inglaterra, na época, então, formar uma banda com um dos melhores vocalistas era animador. Eu decidi ficar com Ronnie, e foi ele e eu durante um bom tempo nos ensaios e nas audições para o novo guitarrista.
Nós viajamos para Europa para encontrar um guitarrista, porque ele queria ter um sabor internacional na banda. A gente se encontrou com Jimmy Bain [baixo], que já havia tocado com Ronnie no Rainbow, então, eles se conheciam, com isso, ele o convidou. Ele [Jimmy] conhecia o Vivian Campbell [guitarra], desta forma, tudo foi combinado de nos encontrarmos em Londres [Inglaterra] para fazermos uma ‘jam’.
E foi assim que Dio [a banda] surgiu. A gente tocou junto e foi, literalmente, mágico, e Viv [Vivian Campbell] foi maravilhoso e Jimmy se encaixou bem, assim sendo, Ronnie disse: ‘nós temos uma banda’.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida aqui.