A única atração principal do Rock in Rio 2019 mais ouvida no Brasil que em qualquer outro país do mundo é o Iron Maiden. O grupo de metal lidera no Palco Mundo o índice de “brasilidade” (porcentagem de ouvintes brasileiros na audiência total no YouTube – 13,8%).
A lista comprova a força relativa do heavy metal no Brasil. O dia dedicado ao estilo é o que tem bandas estrangeiras com nível mais alto de ouvintes nacionais – além do Iron, Scorpions (10%) e Helloween (8,4%).
Isso não significa que elas são as bandas mas ouvidas do festival no Brasil, mas que a fatia de brasileiros no total de ouvintes é mais alta.
Por outro lado, o Brasil tem fatia pequena entre o público das atrações principais de pop (Pink, com 5,6% e Drake, com 3,7%) e bandas ligadas ao indie rock (Weezer, com 2,5%, e Muse, com 2,9%). O levantamento considerou acessos nos últimos 12 meses.
Os EUA são o país de maior audiência de todos os headliners do Rock in Rio, exceto o Iron Maiden. A banda de Bruce Dickinson tem a audiência dos EUA em 2º e a do México em 3º entre seus ouvintes pelo mundo.
Veja a colocação do Brasil entre a origem de audiência total de cada banda gringa do Palco Mundo:
Iron Maiden – 1º
Red Hot Chili Peppers – 2º
Bon Jovi – 2º
Nickleback – 2º
Foo Fighters – 2º
Scorpions – 2º
Bebe Rexha – 2º
Imagine Dragons – 2º
Helloween – 3º
Black Eyed Peas – 3º
Ellie Goulding – 3º
Panic! At The Disco- 3º
Drake – 3º
Goo Goo Dolls – 4º
Pink – 4º
Dave Matthews Band – 4º
Weezer – 5º
Tenacious D – 6º
Muse – 8º
Por Rodrigo Ortega
Fonte: G1