Para comemorar os 50 anos de Led Zeppelin, a Fender decidiu lançar uma linha de guitarras inspiradas nos designs icônicos das usadas por Jimmy Page ao longo das cinco décadas de trajetória da banda.
A lendária marca de guitarra pegou como base para a criação da linha a pintura de dragão na Telecaster original usada por Page, conhecido como “Dragon”.
Inicialmente, o guitarrista personalizou o instrumento com pequenos espelhos redondos ao longo do corpo, criando assim a “Mirror”, em 1967, mas essa transformação não durou muito. Ao final daquele ano, Page deixou a guitarra lisa novamente, e pintou nela o icônico dragão, que existe até hoje.
São nesses dois designs que a Fender buscou inspiração, como uma forma de homenagear e imortalizar o legado do músico e do Led Zeppelin. Sobre a “Dragon”, Page disse que “A história do instrumento é sua jornada completa, começando com Jeff Beck até ser passada para mim, em um gesto de confiança e bondade”.
Veja abaixo o vídeo em que Jimmy Page conta um pouco da história da guitarra, sua relação com o instrumento e a criação da pintura icônica.
Fonte: Rolling Stone Brasil